terça-feira - 23/03/2021

Desenvolvimento Social discute com instituições readaptações de estágios na pandemia

Por: DIRETI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) realiza durante todo esse mês de março reuniões com as Instituições de Ensino Superior (IES’s) de Mossoró sobre o estágio supervisionado em tempos de pandemia. Os encontros virtuais tiveram início no dia 02 e têm previsão de término para a última semana de março.

Dorisângela Lima, coordenadora de Recursos Humanos do Desenvolvimento Social, informou que foi discutido com os representantes das IES’s a readaptação do processo de estágio nesse período de medidas restritivas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Foram discutidos nesse momento atípico que nós vivemos na pandemia, como readaptar os processos de estágio de modo que garanta uma segurança, tanto para nossos trabalhadores, usuários e claro para os estagiários. Nós dialogamos em relação a quantidade mínima de estagiários por equipamento para que não houvesse nenhum tipo de risco diante das medidas de biossegurança”, disse Dorisângela.

A equipe da secretaria já se reuniu com representantes da a Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/UERN); Universidade Paulista (UniP), Faculdade Católica do RN (FCRN), Faculdade Estácio, Faculdade Pitágoras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Faculdade Integradas Norte do Paraná (UNOPAR).

Dorisângela também salientou que foi criado um sistema para a organização e sistematização do processo de estágio no Desenvolvimento Social. O procedimento foi esclarecido junto as instituições.

“Além do convênio é importante o documento de cada estagiário e um encaminhamento da instituição de ensino mantendo o grupo de estágio até para que a gente possa avaliar quantos estagiários estão em cada equipamento, vinculado a qual instituição de ensino, a qual curso superior ou curso técnico”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos da SMDSJ.

Nas ocasiões a SMDSJ firmou com as IES’s uma agenda de reuniões sobre estágio supervisionado para o ano de 2021, permitindo um continuo processo de deliberações e avaliação para melhoria dos processos relativos aos estágios. “Nós temos três reuniões deliberadas ao longo desse ano. Essas primeiras, a maioria delas foi em formato online e torcemos para que as próximas possam ser presenciais, mas caso não seja possível serão também em formato virtual”, disse.

Crislany Pereira Silva, também do Recursos Humanos, destaca que nos próximos dias haverá reuniões virtuais com representantes da FACENE, Uninassau e UNP. Já foram realizadas sete reuniões com os representantes de estágio das instituições.