terça-feira - 23/03/2021

Covid-19: Novo lote garante continuidade de vacinação dos idosos em Mossoró

Por: DIRETI

A vacinação dos idosos de 73 e 74 anos em Mossoró teve início nesta terça-feira (23) em todas as 46 UBS's do município graças a chegada na tarde da segunda-feira (22) de um lote de 9.690 doses de vacinas contra a Covid-19. São 9.460 doses da CoronaVac do Instituto Butantan e 230 doses da vacina Oxford/Fiocruz.

A remessa atual contemplará também em cumprimento às determinações da norma técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) o restante dos profissionais de saúde e moradores de rua.

Ainda começarão a ser vacinados no decorrer desta semana os idosos de 72 anos, 71 e 70 anos de idade, avançando sempre com base na disponibilidade de doses.

"Nós temos a oportunidade de vacinar mais mossoroenses com essas doses que em princípio, a partir de hoje, começam a ser aplicadas em quem tem 73 e 74 anos, mas vamos avançar ao longo dessa semana fazendo a aplicação das vacinas até que a gente consiga imunizar todo o público acima dos 70 anos", disse o prefeito.

Doses são entregues na UBS Chico Porto no Ouro Negro

Prefeito fiscaliza e entrega doses em UBS

Após acompanhar junto com o coordenador de imunizações Etevaldo Lima, o resgate de algumas das doses endereçadas a Mossoró na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, seguiu na manhã de hoje (23), para a Unidade Básica de Saúde Chico Porto no Ouro Negro, acompanhando a entrega das vacinas destinadas aos idosos de 73 e 74 anos.

Na UBS encontramos dona Edina da Conceição de 73 anos, que recebeu a primeira dose após longo período de ansiedade. Assim como outros idosos em sua mesma faixa etária, a aposentada temia ser infectada pelo Coronavírus e cumpriu o isolamento na própria casa. "Estou feliz e mais aliviada com esta dose", disse Edina que não enfrentou fila por ter sido previamente agendada pela agente de saúde do bairro.

Agendada, Edina da Conceição de 73 anos foi vacinada na manhã de hoje (23)

O chefe do Executivo mossoroense ouviu elogios da população direcionados a escala de funcionamento da unidade que funciona das 07h00 às 18h00 sendo uma referência para a rede.

"Este é um trabalho que pode ser exemplo e é gratificante porque a população precisa de atendimento dessa atenção básica para não precisar ir depois para os hospitais e para a UPA. Quem sai do trabalho, por exemplo de cinco horas da tarde ainda pode ser atendido aqui", afirmou o prefeito.