terça-feira - 23/03/2021
Covid-19: Novo lote garante continuidade de vacinação dos idosos em Mossoró
Por: DIRETI
A vacinação dos idosos de 73 e 74 anos em Mossoró teve início nesta terça-feira (23) em todas as 46 UBS's do município graças a chegada na tarde da segunda-feira (22) de um lote de 9.690 doses de vacinas contra a Covid-19. São 9.460 doses da CoronaVac do Instituto Butantan e 230 doses da vacina Oxford/Fiocruz.
A remessa atual contemplará também em cumprimento às determinações da norma técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) o restante dos profissionais de saúde e moradores de rua.
Ainda começarão a ser vacinados no decorrer desta semana os idosos de 72 anos, 71 e 70 anos de idade, avançando sempre com base na disponibilidade de doses.
"Nós temos a oportunidade de vacinar mais mossoroenses com essas doses que em princípio, a partir de hoje, começam a ser aplicadas em quem tem 73 e 74 anos, mas vamos avançar ao longo dessa semana fazendo a aplicação das vacinas até que a gente consiga imunizar todo o público acima dos 70 anos", disse o prefeito.
Prefeito fiscaliza e entrega doses em UBS
Após acompanhar junto com o coordenador de imunizações Etevaldo Lima, o resgate de algumas das doses endereçadas a Mossoró na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, seguiu na manhã de hoje (23), para a Unidade Básica de Saúde Chico Porto no Ouro Negro, acompanhando a entrega das vacinas destinadas aos idosos de 73 e 74 anos.
Na UBS encontramos dona Edina da Conceição de 73 anos, que recebeu a primeira dose após longo período de ansiedade. Assim como outros idosos em sua mesma faixa etária, a aposentada temia ser infectada pelo Coronavírus e cumpriu o isolamento na própria casa. "Estou feliz e mais aliviada com esta dose", disse Edina que não enfrentou fila por ter sido previamente agendada pela agente de saúde do bairro.
O chefe do Executivo mossoroense ouviu elogios da população direcionados a escala de funcionamento da unidade que funciona das 07h00 às 18h00 sendo uma referência para a rede.
"Este é um trabalho que pode ser exemplo e é gratificante porque a população precisa de atendimento dessa atenção básica para não precisar ir depois para os hospitais e para a UPA. Quem sai do trabalho, por exemplo de cinco horas da tarde ainda pode ser atendido aqui", afirmou o prefeito.