quarta-feira - 01/04/2020

Desenvolvimento Econômico orienta feirantes sobre mudanças no funcionamento dos mercados de abastecimento

Na manhã desta, quarta-feira (1), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT), Lahyre Neto, visitou a Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Mercado da Cobal), e informou aos feirantes e consumidores sobre as mudanças no funcionamento adotadas em decorrência à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto, a visita faz parte de um trabalho feito em parceria, com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Vigilância Sanitária, fiscais do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Polícia Militar, com o objetivo de atender as determinações da Portaria Nº 002/2020, que aplica normas com relação para os mercados de abastecimento de Mossoró, a Prefeitura de Mossoró.

O secretário explica que entre as principais medidas de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) em relação ao Mercado da Cobal, está: limitar o acesso ao espaço por apenas dois portões (um na Av. Dix-neuf Rosado, “Leste-Oeste”, e outro na Rua Agostinho Militão, do lado do Colégio Pequeno Príncipe).

“Na entrada haverá uma pessoa em cada uma dessas portas com álcool, para higienizar as mãos dos usuários. Após entrar na Cobal, o usuário poderá circular por todo o espaço, tendo acesso ao Mercado da Carne e do Peixe, e às bancas da área externa. Havendo um número superior a uma pessoa a cada 5m², o acesso será limitado. Também é limitado o acesso para apenas uma pessoa por família”, ressalta.

Além do Mercado da Cobal, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus se estendem ao Mercado João Félix (Mercado da Carne e do peixe), Mercado do Alto da Conceição e Mercado do Bom Jardim. “O Decreto Municipal, o do Estado e também os decretos a nível Federal, regulamentam o funcionamento de várias atividades. Como esses mercados vendem gêneros alimentícios, se assemelham a questão dos supermercados, para não fechar, prejudicando a população, é preciso se adequar”, comenta.

Outras medidas adotadas com base nos decretos são: limite de uma pessoa para cada 5m² do espaço, incluindo os comerciantes; acesso limitado para apenas uma pessoa por família; todos os permissionários devem se prevenir com luvas, máscaras, álcool em gel e manter a limpeza do box; o portão do setor da carga e descarga de alimentos só será aberto para o serviço solicitado sem aglomeração de pessoas; redução para 50% do número de trabalhadores por Box, inclusive nos que distribuem para outros estabelecimentos da cidade; funcionamento, entre as primeiras horas da manhã até o meio dia; e a praça de alimentação tem que seguir as regras do decreto estadual, que determina que restaurantes devem funcionar apenas com serviço de entrega a domicílio (delivery) ou ponto para retirar o pedido( takeaway), não podendo haver o consumo no local.