sexta-feira - 12/02/2021

Desconto de 25% estimula contribuinte a regularizar situação do IPTU

Por: DIRETI

O desconto de 25% concedido pela Prefeitura de Mossoró nesse ano estimulou o contribuinte a regularizar a situação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). É o que destaca o secretário da Fazenda do Município, Ivo Franklin.

Ele frisa que as pessoas estão procurando a secretaria para regularizar o tributo por conta do desconto dado pela Prefeitura. Ivo Franklin cita exemplo hipotético para enfatizar a vantagem do contribuinte a usufruir da dedução em 2021.

“Houve uma procura muito grande pela regularização do tributo. Até mesmo porque é 25% de desconto, isso representa um quarto do valor. Ou seja, se um imóvel teria R$ 600 de IPTU, estou trazendo um número hipotético, nós estaríamos aí adimplindo R$ 400, então é um valor significativo”.

O secretário também explica que não haverá prorrogação do prazo para o pagamento da cota única do IPTU. Vale salientar que o pagamento com o desconto de 25% é até o dia 26 deste mês.

“Não há como ser prorrogado a questão da cota única da programação que nós temos que cumprir. Não depende só do Município. Isso é institucionalizado em nível nacional também. Até dia 26 de fevereiro 25% de desconto na cota única. Posterior a 26 de fevereiro. Aí estaria se enquadrando no parcelamento que pode ser parcelado em até oito vezes com cinco por cento de desconto em cada parcela e a primeira também a ser adimplida em 26 de fevereiro”.

É importante lembrar também que Mossoró tem o maior desconto de IPTU entre as principais cidades do Nordeste. Das maiores cidades nordestinas, quem mais se aproxima da Capital do Oeste é Natal. A capital do Rio Grande do Norte, com população estimada em 900 mil habitantes, tem desconto de 15%. Campina Grande tem o terceiro maior desconto. O município paraibano concedeu desconto de 15%. A cidade tem pouco mais de 400 mil habitantes.