quarta-feira - 23/01/2019

Secretarias municipais discutem ações para minimizar transtornos no período chuvoso

Na manhã desta quarta-feira, 23, a prefeita Rosalba Ciarlini esteve reunida com os representantes da Defesa Civil, Segurança, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, para discutirem as medidas preventivas que estão sendo adotadas no município com o início do período chuvoso na região. Na última sexta-feira, 19, meteorologistas da região Nordeste estiveram reunidos em Fortaleza e apresentaram a previsão para o semiárido potiguar. Entre os meses de fevereiro e abril, a previsão é que o volume de chuvas na região variem entre média e acima da média, para isso a prefeitura de Mossoró já intensificando os trabalhos de prevenção de alagamentos, como a limpeza de canais, bueiros, córregos e galerias. Na oportunidade o coordenador da Defesa Civil, Sargento Osnildo Morais, apresentou os pontos de alagamento na cidade e falou da importância do encontro com as demais secretarias para elaboração de ações e medidas emergenciais. "É importante esse encontro com a prefeita e demais secretarias para que todos em conjunto possam trabalhar para que os transtornos sejam reduzidos, caso as chuvas se intensifiquem", disse. Osnildo também destacou que a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199, em casos de alagamentos, desabamentos e denunciando construções irregulares. "A população pode acionar a nossa guarda civil através do 199. É importante frisar que esses telefone funciona 24 horas. Também estamos elaborando o Plantão de Inverno que será divulgado em breve", falou. A prefeita Rosalba Ciarlini falou do trabalho preventivo preventivo das equipes e que todos estão atentos a possíveis transtornos causados pelo volume de chuvas. "A gente sabe que chuva é muito bom para o nosso sertão mas sabemos que na cidade traz alguns transtornos. A população pode ficar tranquila que nossa equipe está atenta e de prontidão para atender todas as demandas que surgirem relacionadas a transtornos com as chuvas", falou a prefeita. A prefeita também destacou que alguns problemas com as chuvas no passado serão sanados com investimentos que foram feitos na área de drenagem. "O bairro Bom Jesus sofria muito com o canal que existia lá. Fizemos um pontilhão mais largo que vai permitir que as águas corram sem alagamentos. No Redenção tínhamos um problema com um muro que barrava o escoamento e também já resolvemos. Outro ponto de grande transtorno era no Santa Helena, mesmo com canal ainda não concluído as águas já escoam com maior facilidade", disse.