quarta-feira - 07/12/2022

Curso de gastronomia regional destaca pratos à base de carne de sol

Por: Thiago Braga

Agricultoras do Polo Alagoinha, zona rural de Mossoró, participaram na terça-feira (6) de mais uma aula prática do curso de gastronomia regional, ofertado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e conta com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). No terceiro encontro da qualificação, as alunas trabalharam com pratos à base de carne de sol e seus acompanhamentos.

Cerca de vinte alunas participam do curso de gastronomia regional. São agricultoras de famílias localizadas no entorno do Parque Nacional da Furna Feia. A capacitação está dividida em quatro módulos, sendo um encontro com aulas teóricas e outros três com ações práticas.

O curso conta ainda com parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), que dispõe de profissionais nas áreas de nutrição e gastronomia.

“No nosso terceiro encontro, nós preparamos a carne de sol e os seus acompanhamentos. Produzimos pratos com carne de sol na forma de paçoca, carne de sol acebolada com queijo coalho, pirão de queijo, farofa d’água e macaxeira gratinada. Foi um momento mais uma vez muito construtivo, onde as agricultoras aprenderam bastante com foco nos nossos insumos”, explicou Alexandre Dantas, gastrólogo da Emater-RN.

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) fornece transporte para as agricultoras do curso que tem aulas realizadas na Universidade Potiguar (UnP). “O curso tem como objetivo trazer para a realidade das mulheres que moram no entorno do Parque da Furna Feia a possibilidade de aprenderem pratos à base de produtos nossos, nordestinos, do nosso dia a dia. Estão sendo trabalhados pratos à base de galinha caipira, arroz da terra, arroz vermelho, queijo coalho, feijão verde, manteiga da terra. Isso é o toque especial para aquelas pessoas que forem visitar parte do Polo Maísa, Polo Alagoinha, Parque da Furna Feia. Além das belezas naturais, as pessoas vão se deliciar com comidas típicas que agregam renda e valor às famílias da região”, destacou Faviano Moreira, secretário municipal de Agricultura.

Além do preparo das comidas regionais e seus acompanhamentos, o curso fornece orientações sobre apresentação dos pratos, montagem e posicionamento das mesas e criação de ambientes agradáveis. Na próxima quinta-feira (8), será realizada o encontro do curso.