terça-feira - 13/09/2022

Cultura avança produção dos figurinos para o Auto da Liberdade

Por: Wesley Duarte

A estreia do espetáculo que enaltece os quatro atos libertários de Mossoró já tem data certa: 27 de setembro. A confecção dos figurinos para o Auto da Liberdade segue de forma adiantada. Vários profissionais estão dedicados na produção das vestimentas que mantêm as características da época.

No barracão, costureiras, aderecistas e coordenadores estão atentos a todos os detalhes das peças. Os trajes são produzidos com diversas especificações para a originalidade do espetáculo. O artista Zé Mulher, responsável pela confecção dos figurinos, destaca o avanço da produção.

“O processo tem sido muito bom, essa nova equipe tem nos permitido uma sensibilidade maior junto com todos os profissionais. Estamos trabalhando os quatro elementos naturais, uma ideia que estamos utilizando do contexto histórico trazendo uma nova cara para a atualidade”, comentou. 

O Motim das Mulheres, em 1875, quando as mulheres mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; A libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; e o Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928, serão celebrados por meio do espetáculo ao ar livre. 

Mais de 90 artistas vão fazer parte do Auto da Liberdade. Na antiga estação ferroviária do município, a população terá a oportunidade de acompanhar os quatro atos libertários de Mossoró, através do espetáculo comandado pelo diretor Leonardo Wagner, de 27 a 29 de setembro.

 

Tags:
Anterior Próximo