segunda-feira - 10/04/2023

Cuidados com o lixo domiciliar devem ser redobrados durante o período chuvoso

Por: Wesley Duarte

Com previsão de chuvas intensas para a semana, a Prefeitura de Mossoró reforça à população sobre o cuidado no descarte do lixo domiciliar. Reservar corretamente o material em sacolas bem fechadas, postas em lixeira ou em local elevado, longe da rede de drenagem e galerias, nos dias e horário próximo à passagem do carro coletor, é uma medida eficiente que evita que o lixo seja arrastado até o sistema de drenagem pelas águas pluviais.

Por conta das fortes chuvas, a população deve redobrar os cuidados ao descartar o lixo domiciliar. João Marcelo, diretor de Serviços Urbanos, destaca que o serviço de limpeza segue normalmente na cidade. Frisa que a ajuda da população é fundamental para evitar problemas relacionados a alagamentos e inundações.

“A coleta domiciliar segue acontecendo normalmente na cidade. É importante nesse momento a ajuda da população. Para o sistema de drenagem continuar funcionando plenamente, é  essencial manter a rede limpa, sem lixo. Quando o sistema não está obstruído, a cidade não registra problemas com alagamentos. Por isso, é extremamente importante descartar o lixo de forma adequada”, frisou João Marcelo, diretor de Serviços Urbanos.

De forma preventiva, a Prefeitura de Mossoró vem executando serviços em limpeza pública, alcançando bocas de lobo, canais e galerias. O trabalho feito de forma antecipada evita que durante fortes chuvas casas sejam afetadas pelas águas pluviais. Além da limpeza programada, equipes do município seguem vigilantes, acompanhando de perto a eficiência do sistema de drenagem em vários pontos.

“É importante destacar que realizamos periodicamente a limpeza da rede de drenagem. Além disso, estamos constantemente monitorando esses locais, observando se o sistema está funcionando plenamente. Quando registramos a obstrução do equipamento, rapidamente trabalhamos para retirar o lixo”, completou João Marcelo.

As equipes de Serviços Urbanos seguem em prontidão, inclusive com efetivo na execução de limpeza pública e poda de árvores, integrado aos profissionais da Defesa Civil, agindo rapidamente na resolução de eventualidades causadas pelas chuvas.