quarta-feira - 23/11/2022

Crianças encantam comunidade escolar com apresentações na I Semana de Arte e Cultura

Por: Maricelio Almeida

As crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI) Zezinha Gurgel, localizada no bairro Santo Antônio (Estrada da Raiz), encantaram familiares, convidados e toda a comunidade escolar com as apresentações da I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A culminância do projeto na unidade aconteceu nesta quarta-feira (23), ao longo do dia.

Monielly Cardinale, mãe de Pedro Emanuel, prestigiou a apresentação do filho e ressaltou a importância de projetos como o realizado na unidade. "Quando a diretora lançou essa proposta eu vi bastante interesse da parte do meu filho. Ele chegava em casa e dizia: ‘mãe, tem essa música para ensaiar’. Eu comecei a me envolver, a colocar a musiquinha em casa e ele começou a ensaiar, pedir ajuda para aprender os passos, isso eu achei bem interessante, porque desenvolve a educação da criança”, disse.

“Eu tenho gostado bastante. É o primeiro ano do meu filho aqui e estou vendo que a escola está sempre colocando a família também para participar dos eventos. Levi fala bastante que gosta daqui”, acrescentou Vaneska Rodrigues, que também acompanhou a apresentação do seu filho, José Levi, na tarde desta quarta-feira (23), na UEI Zezinha Gurgel.

Com o tema “Arte e cultura na infância: interações e brincadeiras”, a programação da Semana foi iniciada na última segunda-feira (21) e segue até esta sexta-feira (25). Cada UEI e escola que oferta Educação Infantil na Rede Municipal desenvolveu atividades relacionadas à temática principal. Na UEI Zezinha Gurgel, o subtema escolhido foi “Brincando no mundo das cores”.

“Optamos por trabalhar o subtema ‘Brincando no mundo das cores’, justamente para trazer esse resgate tanto das brincadeiras como também da arte. As crianças tiveram quase um mês de preparação com as professoras e desenvolveram belíssimas atividades, recriações de obras de autores como Ivan Cruz, Tarsila do Amaral. Foi um trabalho realmente em equipe, porque todas as crianças da unidade participaram, um trabalho também que a gente trouxe a família para junto de nós”, destacou Irlana Nolasco, diretora da UEI Zezinha Gurgel.

As crianças ficaram empolgadas com o evento. “Eu achei muito bom, porque eu gosto de apresentar a Festa das Cores”, contou Lohane Vitória. “Gostei muito, porque é legal estar com as minhas amiguinhas”, complementou Brenda Layanne. “Vou apresentar Tarsila do Amaral”, finalizou Isabela Fernandes.

Um dos artistas homenageados pelas crianças da UEI Zezinha Gurgel foi Romero Brito, como explica a professora Vanuza Câmara. “A gente trabalhou nesse projeto a obra de Romero Brito, destacando a diversidade de cores, a compreensão das crianças na questão das formas geométricas, transmitindo emoção. As crianças interagiram da melhor forma possível, trabalhando todas as habilidades”, frisou.

“Cada sala de aula explorou a releitura de obras de Tarsila do Amaral, de Romero Brito, de Gustavo Araújo, entre outros. As crianças puderam explorar a confecção das atividades, mistura de cores, texturas, expressões corporais, tudo isso incentivou mais ainda a arte e cultura presentes em cada criança, algo que estava guardadinho e agora aflorou”, acrescentou a supervisora da UEI, Sônia Costa.

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar avalia de maneira positiva as atividades promovidas pelas unidades de ensino. “A I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil tem sido um sucesso, em todos os sentidos. Incentivar e potencializar o talento presente em cada uma dessas crianças é gratificante para todos os que fazem a SME. A presença das famílias ao longo de todas as apresentações também é algo que precisa ser destacado, afinal, a integração entre toda a comunidade escolar é sempre significativa e necessária no contexto da aprendizagem das nossas crianças”, concluiu.