quarta-feira - 23/11/2022

Agricultoras do Polo Alagoinha participam de curso de gastronomia regional

Por: Thiago Braga

Agricultoras de comunidades rurais do Polo Alagoinha participam de capacitação do Programa Turismo de Base Comunitária. O curso de gastronomia regional está sendo ofertado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e conta com o apoio da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

O curso de gastronomia regional conta com mais de 20 participantes. São agricultoras de famílias localizadas no entorno do Parque Nacional da Furna Feia. A capacitação está dividida em 4 módulos, sendo um encontro com aulas teóricas e outros três com ações práticas.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) também participa com dois facilitadores que atuam no curso nas áreas de gastronomia e nutrição. “O objetivo do curso é capacitar as famílias de agricultores e agricultoras interessadas em receber os turistas que vão visitar o parque e capacitá-los, ofertando nossa gastronomia regional”, explicou Alexandre Dantas, gastrólogo da Emater-RN.

A administração pública municipal integra a formação fornecendo o transporte para os agricultores participantes. “O objetivo é garantir para essas mulheres que moram nessa região que tem um potencial turístico do Parque da Furna Feia, com restaurantes já estabelecidos, que possam desenvolver habilidades da gastronomia regional, sendo um diferencial para os que forem visitar o Parque com mais essa opção de possibilidade de renda”, destacou Faviano Moreira, secretário municipal de Agricultura.

As aulas são ministradas nas dependências da Universidade Potiguar (UnP), mais uma instituição parceira da iniciativa. Além da produção de comidas típicas da região, o curso também orienta os agricultores com informações sobre acolhimento aos turistas, como montar e posicionar mesas e criar ambientes agradáveis.