segunda-feira - 05/02/2024

CRAS do Costa e Silva realiza roda de conversa sobre gravidez na adolescência

Por: Maricelio Almeida

Integrando a programação da campanha de prevenção da gravidez na adolescência, realizada neste mês de fevereiro pela Prefeitura de Mossoró, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Costa e Silva promoveu na tarde desta segunda-feira (5) uma roda de conversa sobre o tema. O objetivo da ação é levar informações e orientações ao público-alvo da mobilização.

A roda de conversa foi coordenada pelas assistentes sociais Ivana Morais e Janielly Mendonça, esta última coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contando com a presença de um grupo formado por adolescentes atendidos pelo CRAS do Costa e Silva.

“Nós, enquanto Prefeitura, estamos mobilizando os equipamentos para falar sobre o tema, em articulação com os CRASs, e vamos chegar na Educação também. É um trabalho em rede, com Educação, Saúde e Assistência. Esse movimento começa por conta da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e nós vamos estender durante o mês e o ano todo. O objetivo é levar realmente a informação correta, numa perspectiva de prevenção”, pontuou Janielly.

Kerlia Alves, Janielly Mendonça e Ivana Morais

“É um momento de suma importância, e com um diferencial, porque foi um grupo só de meninos. A gente colocou que a responsabilidade de gerar uma vida, as consequências não são só da menina, mas do menino também. A gravidez na adolescência não vai comprometer só a menina não, e gente explicou isso para eles. Para gerar uma vida, é preciso que seja no momento certo, e que isso seja vivenciado de uma forma muito saudável”, acrescentou Ivana Morais.

O adolescente Pedro Enzo, de 15 anos, elogiou a iniciativa do CRAS. “Eu achei bem educativo. Achei bem legal conversar sobre esse assunto hoje. Foi muito importante”, comentou. Para a diretora do Centro de Referência da Assistência Social do Costa e Silva, Kerlia Alves, o trabalho integrado com as equipes das demais secretarias do Município é fundamental para o êxito das ações. “É uma temática que deve ser sempre trabalhada. Agradecemos às meninas da Saúde por essa integração com a Assistência. Não só os adolescentes agradecem, nós também”, enfatizou.

A próxima ação dentro da campanha será realizada no CRAS do Alto de São Manoel, na quinta-feira (8), também no período da tarde.

CAMPANHA – A Lei n.º 13.798/2019 prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência na primeira semana do mês de fevereiro. A legislação incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

BRASIL – De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos – o número corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil, naquele ano.