quarta-feira - 21/09/2022
CRAS do Abolição IV realiza roda de conversa entre equipe e usuários do CAPS
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Abolição IV, realizou na tarde desta quarta-feira (21) um momento de conversa, música, reflexão, relaxamento e alongamento com um educador físico. Toda uma programação alusiva à campanha "Setembro Amarelo".
“Temos muitos depoimentos de pessoas que vêm até nós com quadro de ansiedade e depressão, muitos decorrente do período de pandemia. Aqui buscamos ajudá-los realizando cursos e atividades que buscam amenizar os efeitos da depressão. Receber a equipe do CAPS aqui é de grande relevância para nossos frequentadores, enfatizando a eles a importância de viver”, declarou a diretora do CRAS, Eliana Batista.
A programação contou com a parceria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A psicóloga Marksulla Dantas, junto com uma equipe, tem feito visita a escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hoje a convite da diretora do CRAS veio realizar algumas atividades com os usuários do equipamento. “É importante falar de saúde mental, esse tema que ainda é um tabu. Pois, para muitas pessoas ainda é difícil aceitar que tem uma doença mental. Por isso estamos aqui para tentar quebrar essas barreiras”, fisou.
Delmar Costa participa das atividades no CRAS há mais de dez anos. Estar com outras mulheres realizando algumas atividades tem sido uma terapia para ela. “Eu gosto muito daqui, é como se fosse minha família. Quando estou aqui eu esqueço as tristezas, principalmente quando tem forró, enfatizou.
Aurnice também é uma das usuárias do CRAS e do CAPS. Desde criança ela sofre com depressão e tem aproveitado todos os atendimentos prestados pela Semasc para o tratamento da doença, que inclui o atendimento psicológico e terapia ocupacional. “Eu aproveito um pouco de todos os cursos e atividades que são ofertados aqui. O que me ajuda a controlar a ansiedade”, concluiu.