terça-feira - 26/01/2021
CRAS Barrocas inicia reformulação para melhorar atendimentos
Por: Italo Bruno
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Barrocas iniciou uma reformulação para atender melhor as famílias de comunidades da Zona Norte de Mossoró. A unidade atende população em situação de vulnerabilidade social com acompanhamento psicossocial, além de serviços e ações culturais.
Localizado na Avenida Alberto Maranhão, em frente à Escola Municipal Antônio da Graça Machado, o CRAS Barrocas é considerado unidade modelo na rede de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mossoró. O centro de referência atende crianças, adolescentes, adultos e idosos dos bairros Barrocas, Santo Antônio, Santa Helena e Bom Jardim.
O CRAS Barrocas dispõe de atendimento de assistência social e psicológico. Na unidade funciona um dos postos do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que o atendimento de inscrição e regularização está disponível também para pessoas que não residem em um dos quatro bairros de abrangência territorial do CRAS Barrocas.
Aulas de dança, atividades esportivas, brinquedoteca, oficinas e cursos de capacitação são ofertados, no entanto, essas atividades em grupo foram paralisadas pela pandemia da covid-19 desde ano passado para evitar aglomerações. Porém, as equipes do CRAS Barrocas começaram neste mês o planejamento para quando todos os projetos forem retomados.
“Estamos reformulando nosso atendimento, buscando cada dia melhorar. Temos algumas dificuldades em termos de estrutura que estamos tentando consertar para que quando os grupos retornarem a nossa unidade as coisas já estejam organizadas para recebê-los. Estamos nos reunindo com a equipe técnica para discutir as necessidades da nossa área abrangente. Sabemos que é uma área violenta que a gente precisa chegar as famílias de uma forma adequada. Precisamos de uma forma mais atuante chegar a comunidade e fazer a diferença nas famílias”, disse a coordenadora Shirley Maclaine.
Durante a pandemia o CRAS Barrocas atende em média 400 pessoas por mês. A média mensal antes da pandemia era de 1 mil pessoas. “Nesse período de pandemia estamos com uma demanda resumida porque as pessoas que nos procuram vem mais fazer o Cadastro Único e algum atendimento específico da equipe técnica. Estamos abrindo das 7h às 14h por causa da pandemia”, acrescentou a coordenadora.
Uma das iniciativas desenvolvidas no CRAS é o Projeto Criança Feliz, que uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam meios para promover o desenvolvimento integral. O Centro de Referência em Assistência Social também oferta serviços de convivência em grupos e fortalecimento de vínculos. Visitas domiciliares são feitas pelas equipes para acompanhamento de famílias. O CRAS também atende as demandas enviadas pelo Ministério Público, Conselhos Tutelares e escolas.
“O CRAS é a porta de entrada da assistência. Todas as pessoas que sentem seus direitos violados buscam o CRAS para que seja orientado e para que sejam feitos os devidos encaminhamentos. Quando a gente recebe a família dependendo da demanda a gente faz os encaminhamentos pertinentes e orientações aqui. Se a gente entende que essa família precisa de um acompanhamento mais específico incluímos ela no PAIF, que é o Programa de Atenção Integral à Família. É realizado pela equipe técnica dentro da unidade. Um acompanhamento realizado por tempo indeterminado até que a família supere o momento de vulnerabilidade”, explicou a assistente social Kelly Targino.