quarta-feira - 10/06/2020

Covid-19: Prefeita Rosalba participa de reunião com prefeitos de Macapá e de cidades do Equador

Na manhã desta quarta-feira, 10, a prefeita Rosalba Ciarlini participou de uma reunião virtual, promovida pela Frente Nacional de Prefeitos, com o prefeito de Macapá/AP, Clécio Luís, o prefeito de Canton Pauté – Equador, Raul Delgado, e o prefeito Cuenca – Equador, Pedro Palacios Ullauri.

Na oportunidade os prefeitos apresentaram e abordaram as ações de enfrentamento ao novo coronavírus que foram e continuam sendo adotadas pelos municípios. Entre os assuntos discutidos estiveram o isolamento social, retomada das atividades econômicas e também diálogo entre os poderes. A reunião foi dividida em três blocos.

A prefeita Rosalba Ciarlini apresentou aos prefeitos como o município de Mossoró vem enfrentando a pandemia e apresentou as medidas adotadas desde o mês de março. “Nós iniciamos nossas medidas de restrição e isolamento no mês de março, com a suspensão de aulas e outras atividades. Nosso município atende uma demanda de pacientes vindos de várias cidades da região, então isso já era uma preocupação nossa pra não acontecer um colapso”, disse.

Outro assunto abordado foi a retomada das atividades após a pandemia. “Aqui em Mossoró nós já conseguimos autorizar a abertura de outros estabelecimentos de acordo com a necessidade e nós temos um comitê que está sempre reunido e analisando a abertura de outros setores, com plano para 16 de junho”, falou a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini.

Rosalba também destacou que a pandemia mostrou que é preciso um olhar mais atento aos municípios, principalmente com relação à burocracia e direcionamento de recursos. “Essa pandemia vai ficar muitas lições pra todos e temos que nos unir, todos os poderes. Mais do que nunca tá provado que é preciso ter uma visão mais voltada para os municípios. Nós não tivemos meios para tratar os municípios em primeiro lugar e no início tivemos dificuldades com relação aos recursos”, falou prefeita.

Os prefeitos das cidades do Equador falaram das experiências de suas localidades e deixaram uma mensagem de união para os gestores brasileiros. “E espero que tenhamos sabedoria porque os cidadãos contam conosco. Desejo que haja muita responsabilidade no trabalho de todos e que busque sobretudo salvar as pessoas. Conhecemos nossas dificuldades e estamos enfrentando”, disse o prefeito de Canton Pauté, Raul Delgado.

Ao final da reunião a prefeita Rosalba Ciarlini falou sobre os novos meios de discussões e dos novos hábitos da população pós pandemia. “Vamos continuar com as medidas preventivas fazendo parte do nosso dia a dia. E essa versão de vida virtual está nos mostrando que podemos desburocratizar muitas coisas, usando os meios tecnológicos, utilizando os meios virtuais para resolver problemas, são mudanças que tão acontecendo”, disse.