quarta-feira - 06/05/2020

Cordel homenageia campanha Faça Bonito e leva mensagem de alerta sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

Os professores do projeto História das Histórias: nas trilhas do cordel estão trabalhando como atividade do mês de maio, um cordel especial sobre a campanha Faça Bonito, do 18 de Maio. O cordel teve composição e arranjos musicais dos professores.

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, para demarcar a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

O cordel composto pelos professores será enviado de forma online para os alunos, que além de aprender a letra com a mensagem da campanha, ainda terão de estudar os arranjos musicais. “No texto do cordel destacamos a história em torno da menina Araceli e traz ainda um alerta para os cidadãos sobre a importância de estarem atentos aos sinais das crianças e sobre a denúncia que deve ser feita”, destacou Ana Carla Azevedo.

As ações em torno do projeto História das Histórias estão acontecendo de forma remota, através dos profissionais no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), já que os adolescentes não podem ir até o CREAS, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Os professores estão gravando aulas em vídeo, revisando o que já foi visto nas aulas de música e desenho.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, atribuído ao serviço de medidas socioeducativas de meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade), com objetivo de contribuir para o acesso a direitos e à importância de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o Banco Santander (Programa Amigo de Valor).