quarta-feira - 06/05/2020
Campanha Faça Bonito leva mensagem online sobre luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude está dando início às atividades em torno da campanha do 18 de Maio. A proposta anual da campanha Faça Bonito, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Em Mossoró, as atividades em torno da campanha serão realizadas em sua maioria de forma online, devido às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto às medidas de contenção e combate ao coronavírus. “As estratégias de ação serão bem diferentes devido à pandemia do coronavírus, já que não podemos ter o contato pessoal e nem ir até as escolas, será tudo pelos meios virtuais”, explicou Sheyla Pedrosa, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Este ano a campanha também comemora os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, continuou.
O dia 18 de maio foi escolhido para marcar a campanha porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.