quinta-feira - 04/11/2021

Consultoria do programa "Mossoró Rural" orienta produtores na área de irrigação e drenagem

Por: Edinaldo Moreno

Foi realizada na comunidade de São Romão, zona rural de Mossoró, mais uma consultoria técnica dentro do programa "Mossoró Rural", idealizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Desta vez, foram visitados produtores de melão, coco, feijão, milho, macaxeira e batata.

Os engenheiros agrônomos Sarah Raquel e Ney Maranhão orientaram os produtores na área de irrigação e drenagem, com coleta da água do poço para análise, tabela de irrigação e fertilização e orientações sobre outorga de água.

“Para todas as culturas, foram passadas noções de irrigação e drenagem e situação dos poços e sistemas de irrigação utilizados para a produção, procurando a redução do desperdício e melhoria na utilização da água”, disse a agrônoma que informou ainda que a equipe retornará à comunidade para uma nova consultoria.

“Foi marcada a data da coleta da água de irrigação em todos os produtores assistidos por consultoria, para envio das amostras para análise laboratorial. Posteriormente serão feitas tabelas de irrigação e fertirrigação de acordo com cada cultura trabalhada e com a realidade e situação financeira de cada produtor”.

Sarah Raquel destacou que a atividade consistiu na aplicação de questionário e visitas às instalações produtivas de cada produtor. Houve análise e avaliação do sistema de irrigação – poços, tubulações, mangueiras.

Ela afirmou ainda que também teve troca de conhecimento sobre a economia hídrica e aperfeiçoamento da irrigação nas culturas trabalhadas. “A receptividade foi muito boa, com bastante expectativa. Visitamos seis produtores nesta última consultoria”.

A agrônoma também enfatizou que a importância da assessoria técnica para esses agricultores é ampliar o conhecimento sobre a técnica de irrigação e economia de água para a agricultura, conservando melhor o recurso hídrico e o solo, como a diminuição da salinização.

A próxima consultoria técnica acontecerá nesta sexta-feira (5) e abordará a fase de plantio de cada cultura.