quinta-feira - 04/11/2021

2ª etapa do PAA distribuirá mais de 20 toneladas de produtos da agricultura familiar

Por: Edinaldo Moreno

A segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, distribuirá aproximadamente 22 mil quilos de produtos da agricultura familiar. A produção dos agricultores começou a ser entregue nesta quinta-feira (4) na Escola Municipal Celina Guimarães, no bairro Barrocas.

Nessa nova etapa do PAA serão investidos no município R$ 88.374,86, divididos em três entregas/distribuição. Os alimentos serão distribuídos para alunos da rede pública de ensino. O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

“Essa é a segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos neste ano em Mossoró. Já executamos um valor na faixa de 90 mil reais e esse recurso que estamos usando é uma sobra de recurso da ordem de 87 mil reais e totaliza em quilos na faixa de 22 mil quilos, o que perfaz mais de 20 toneladas. Nesse momento estão sendo beneficiados 15 agricultores e esses produtos hoje vão ser distribuídos com o alunado da Escola Celina Guimarães. Nós ainda temos mais dois dias de recebimento e entrega que serão nos dias 9, com escolas do Estado, e no dia 11, que serão os equipamentos da Secretaria de Cidadania”, destacou o coordenador de Convivência com o Semiárido, Cleiton Dantas.

Nesta etapa serão beneficiadas 25 famílias. Elas vão fornecer 16 produtos diferentes, tais como banana, macaxeira, mamão, melão, polpa de frutas, mel de abelha, hortaliças, dentre outros. Estima-se beneficiar aproximadamente 900 famílias através de kits (CRAS e Escola Municipal Celina Guimarães) e os alunos de 11 escolas estaduais, através do incremento da merenda escolar.

Alexandre Dantas, extensionista rural do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), ressalta a importância do programa para o agricultor familiar.

“Esse programa é muito importante para o agricultor familiar. São produtos totalmente da agricultura familiar produzidos aqui no município de Mossoró. Estamos nessa entrega de hoje com aproximadamente 15 itens diferentes. A gente costuma dizer que esse programa tem benefício de mão dupla. À medida em que ele vai comprar nessa segunda etapa aproximadamente 87 mil reais, ele está distribuindo esse valor aqui no próprio município. Esse é um dos principais vieses do programa que é o incentivo à agricultura familiar e também promover uma alimentação mais saudável para as pessoas que estão recebendo esses produtos”.

“O programa de aquisição de alimentos é de grande importância para a nossa agricultura familiar. Nós estamos nos assentamentos na zona rural de Mossoró produzindo aqui para a cidade. O município junto com o Governo compra a produção da agricultura familiar e faz doações simultâneas para os alunos do município. Ajuda ao agricultor e à família que está sendo beneficiada. É um ciclo muito importante; torcemos que aconteça mais vezes durante o ano”, salienta a agricultora Francileide Lima, que planta e comercializa banana, melancia e abóbora.

Foram investidos no primeiro semestre em Mossoró, através do PAA com doação, R$150.483,68, beneficiando 46 famílias de agricultores(as) familiares, onde foram adquiridos 42.581 kg de produtos da agricultura familiar, os quais foram distribuídos na forma de kits (cestas) e distribuídos a mais de 4.200 famílias.