sexta-feira - 19/02/2021

Consórcio Intermunicipal Sertão e Mar realiza visita técnica ao Serviço de Inspeção Municipal na próxima segunda-feira (22)

Por: DIRETI

Na próxima segunda-feira, 22, será realizada uma reunião técnica entre membros da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e do Consórcio Intermunicipal Sertão e Mar. O objetivo do encontro é apresentar o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da cidade de Mossoró aos representantes do municípios que fazem parte do Consórcio. O evento contará com a presença dos prefeitos de Galinhos, Jandaíra, João Câmara e Angicos e secretários de outras cidades.

De acordo com a veterinária do SIM, Allany Medeiros, o encontro será para troca de experiências sobre o consórcio intermunicipal e o estabelecimento de parcerias. “Será uma visita técnica do consórcio ao serviço de Inspeção Municipal. Eles conhecerão o funcionamento e a execução das atividades do SIM”, disse.

“O SIM servirá como "modelo" para execução de atividades nos municípios que fazem parte do consórcio Sertão e Mar que virão nos conhecer. A importância do serviço, essencialmente, se dá pela segurança alimentar que proporciona, aliado ao consumo seguro, a legalidade das empresas”, acrescentou Allany.

A veterinária explica que o SIM inspeciona, fiscaliza e registra indústrias que produzem produtos de origem animal e vegetal minimamente processado e o funcionamento se dá através das inspeções nas indústrias registradas, naquelas que pretendem se registrar e também atua no combate à clandestinidade.

A programação do encontro terá início às 09h com acolhida na sede da Secretaria de Agricultura, no Parque Armando Buá, e a apresentação dos participantes. Às 10h, acontece a reunião na UFERSA, onde na programação constam: análises de alimentos, capacitação, apoio técnico, estabelecimento de novas parcerias, apresentação legislações, instrumentos e equipamentos de trabalho utilizados nas inspeções.

Haverá uma pausa para almoço entre meio-dia e 13h. Depois, às 13h30, haverá visita a Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados - do Tabuleiro e às 14h30 acontece uma visita a Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado – Frescomares.

A reunião necessita de ser presencial em virtude da necessidade de conhecimento “in loco” do escritório, ferramentas de trabalho, visita a um estabelecimento com registro e discussão conjunta de caminhos a percorrer para novas parcerias.

O que é o SIM?

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetais minimamente processados em todo o município de Mossoró. O SIM surgiu da necessidade de descentralizar a fiscalização industrial e sanitária, como forma de ampliar e facilitar o acesso dos produtores ao processo de legalização das indústrias em todo o território nacional.

PROGRAMAÇÃO

- 9h: Acolhida na sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural – SEADRU (Rua Laurence Rosado da Escóssia, s/n – Parque Armando Buá) Apresentação dos participantes: sede do SIM, conhecimento da sede do SIM.

- 10h: Reunião na UFERSA (análises de alimentos, capacitação, apoio técnico, estabelecimento de novas parcerias, apresentação legislações, instrumentos e equipamentos de trabalho utilizados nas inspeções)

- 12h: Intervalo para almoço

- 13h30: Visita a Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados - do Tabuleiro

- 14h30: Visita a Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado - Frescomares