quinta-feira - 06/04/2023

Comunidades da zona rural de Mossoró são beneficiadas com o projeto “Peixe Popular”

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró levou nesta quinta-feira (6) o projeto “Peixe Popular” aos moradores da zona rural, oportunizando a compra do peixe da Semana Santa no valor de R$ 10,00 o quilo.

A ação aconteceu nas comunidades Maísa e Jucuri. Uma parceria entre a Prefeitura e o Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM). Os moradores se sentiram valorizados com a oportunidade de comprar um peixe de qualidade por um valor acessível.

“Olha, isso é coisa que nunca aconteceu aqui na Maisa. Esse projeto é mais que importante, estou levando 2 kg e meio e com vontade de vir buscar mais”, declarou o mecânico Antônio Leal.

“Muitas famílias carentes não têm condições de comprar um peixe mais caro para comer na Semana Santa, então esse projeto foi uma ótima oportunidade para todo mundo ter peixe para comer. Que esse projeto do “Peixe Popular” aconteça por muitos anos. Agora eu sinto que os moradores da zona rural têm tido o reconhecimento da Prefeitura de Mossoró”, relatou a dona de casa Rildeci Soares.

“Eu achei bom demais esse projeto, com esse valor nós não estamos comprando, estamos ganhando”, disse o aposentado Antônio Francisco.

“O valor do peixe hoje em dia está muito caro. Termos esse privilégio de garantirmos o nosso peixe da Semana Santa a R$ 10,00 é bom demais”, pontuou o aposentado Antônio Canudo de Oliveira.

“Faz 42 anos que moro aqui na Maísa e nunca tinha visto um privilégio desse para a zona rural. Somos uma comunidade carente, onde as pessoas se deslocariam para comprar em Mossoró. Esse projeto é uma vitória para nós”, enfatizou a aposentada Antônia Gomes.

COMUNIDADE JUCURI

No Jucuri, a procura pelo o peixe chegou a formar uma fila enorme. Michel Allyson, que trabalha no AFIM e esteve atendendo à população, relata que a venda foi bastante satisfatória, permitindo que muitas famílias garantissem o alimento em suas mesas nesta Semana Santa.

A venda pela manhã foi muito boa aqui no Jucuri, a população começou a chegar muito cedo para garantir o almoço de hoje. Muita gente aqui tem família grande, então compraram bastante”, declarou.

Quem saiu de casa em busca de garantir o peixe na mesa não se decepcionou, porque compraram um produto de qualidade com um preço acessível.

“Esse projeto é muito importante porque a comunidade pôde comprar num valor acessível. Antes a venda acontecia apenas em Mossoró e agora as famílias da comunidade Jucuri puderam comprar aqui mesmo, garantindo o peixe da semana Santa, relatou o taxista Rafael Holanda.

“O valor do peixe está muito bom, uma oportunidade para muitos que não podem comprar um peixe caro. Eu mesmo cheguei a comprar nessa semana em Mossoró o quilo por R$ 40,00”, ressaltou o aposentado Francisco Marcolino.

“Esse projeto está sendo muito importante para nós que somos de baixa renda, vou aproveitar e levar para casa uns 4 kg. Minha Semana Santa está garantida, graças a Deus”, disse o agricultor Francisco Elvanci.

“Eu achei maravilhoso esse projeto, porque a gente nunca tinha na Semana Santa um peixe tão bom e barato e hoje nós temos”, concluiu a dona de casa Francinete Fernandes.