terça-feira - 01/08/2023

Comunidade Passagem de Pedra recebe curso “Inclusão Digital Rural”

Por: Edinaldo Moreno

Moradores da comunidade Passagem de Pedra, zona rural de Mossoró, estão tendo a oportunidade de aprender e aperfeiçoar o domínio da informática. O curso “Inclusão Digital Rural”, oferecido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), será realizado até a próxima sexta-feira (4).

A ação contempla 20 alunos de todas as idades. São 10 participantes no turno matutino e outros 10 no vespertino. Pela manhã a aula acontece das 8h às 11h e na parte da tarde das 14h às 17h. O curso ocorre dentro do “Ônibus Digital”.

“O Senar é a maior escola rural do Brasil e esse curso que estamos realizando nesta semana é uma parceria com a Prefeitura de Mossoró. O curso que estamos oferecendo à comunidade é o ‘Inclusão Digital Excel’, um dos mais avançados que prepara o aluno para o mercado de trabalho na planilha eletrônica do Excel”, disse o instrutor do Senar, Joab Macedo.

Ele destaca que o objetivo do curso é levar justamente essas ações para a zona rural dos municípios. Esse ônibus já foi para comunidades quilombolas e o nosso objetivo é levar justamente aonde não chega esse conhecimento. Os moradores de Passagem de Pedra estão tendo a oportunidade de participar, aprender e aperfeiçoar o conhecimento de informática”, ressaltou.

Lorena Ferreira contou que é a primeira vez que faz um curso de informática. Ela comemora o fato do curso ajudá-la na sua vida profissional. Ela é residente na comunidade e enfatizou a alegria de estar participando da ação em Passagem de Pedra.

“Estou gostando muito de participar do curso. Está sendo uma ótima experiência para mim. Para quem não sabia mexer num computador estou indo muito bem. Eu sou empreendedora e está sendo muito importante para mim aprender sobre essa planilha”, comemorou.

Guido Pompelio, morador de Passagem de Pedra, frisou a importância de aperfeiçoar o conhecimento. “Para mim está sendo uma oportunidade boa. Tenho pouco conhecimento em informática e estou aperfeiçoando o que já tinha de conhecimento. Esse curso vai facilitar cada vez mais para o mercado de trabalho”, concluiu.

Joab Macedo é instrutor do curso e destaca a importância da ação na zona rural. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Lorena Ferreira é moradora de Passagem de Pedra e participa pela 1ª vez de curso de informática. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Guido Pompelio está aperfeiçoando seu conhecimento na infomática. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)