sexta-feira - 29/09/2023

Comissão realiza treinamento com mesários que trabalharão nas eleições para Conselheiro Tutelar

Por: Solange Santos

As eleições para Conselheiro Tutelar acontecerão neste domingo (30), nas 33ª e 34ª. zonas eleitorais. A comissão responsável pelo pleito realizou na tarde desta sexta-feira (29) um treinamento no auditório do Instituto Municipal Previdência Social de Mossoró (PREVI), com os servidores que se voluntariaram para trabalhar como mesários.

“A primeira etapa, os candidatos entregaram a documentação, a comissão avaliou. Eles passaram por uma segunda fase, que foi a prova de conhecimentos específicos. A partir desta prova, eles estavam aptos a começar a sua campanha que se encerra nesta sexta-feira (29), às 23h59. E a comissão está trabalhando, organizando toda a logística da eleição, treinamento de mesários, organizando a questão das unas, como é que vai ser as sessões, organizando a questão das escolas, coordenadores, toda a parte logística”, declarou a presidente da comissão especial eleitoral, Joana Amélia.

Serão eleitos 10 conselheiros, 5 para a 33ª e 5 para a 34ª Zona Eleitoral. O Conselh​​​​o Tutelar representa a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, saúde, educação, lazer, liberdade, cultura e convivência familiar comunitária. Também exerce a função de escutar, orientar e encaminhar os casos à rede de proteção.

A eleição para conselheiro tutelar é de responsabilidade de uma comissão especial, constituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA), composta por membros paritários do governo e da sociedade civil.

Qualquer cidadão maior de 16 anos, que estiver com suas obrigações eleitorais em dia, pode e deve exercer seu papel de cidadania votando em um dos candidatos da zona eleitoral. É necessário apresentar documentação com foto e título de eleitor. A participação da sociedade é fundamental para definir quem serão seus representantes na defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente.

CONFIRA A LISTA COM O NOME DOS CANDIDATOS E SEUS RESPECTIVOS NÚMEROS:

CANDIDATOS A CONSELHEIRO(A) TUTELAR DA 33ª ZONA 2023

Audilene Pereira - 25000