quarta-feira - 29/07/2020

Com UBSs e equipes de Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica realiza ações de promoção e a proteção da saúde

A Prefeitura de Mossoró, através da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, vem prestando assistência aos mossoroenses através dos serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em diferentes bairros da cidade e comunidades rurais da cidade. A Atenção Básica coordena todas as ações das UBSs e das políticas estratégicas.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Vandja Lima, explica que a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo.

“Essas ações abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades”, frisa.

Vandja Lima afirma que hoje a Secretaria Municipal de Saúde conta com 46 UBSs, sendo 33 distribuídas em diferentes regiões da cidade e 13 para o atendimento das demandas de saúde na Zona Rural. Essas unidades contam com 70 equipes de Estratégia de Saúde da Família.

As Unidades Básicas de Saúde funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. Cada uma com agendas próprias para marcação de consultas, exames, atendimentos odontológicos, acompanhamento Pré-Natal, vacinação e outros serviços.

Entre os serviços disponibilizados pelas UBSs, estão: assistência de pré-natal, puerpério, coleta de exames citopatológicos para prevenção de câncer de útero, acompanhamento de crescimento e desenvolvimento saudável de crianças, vacinação, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, consultas de rotina, marcação de exames e consultas na rede especializada, visitas domiciliares, planejamento familiar, tratamentos de pacientes com tuberculose e hanseníase e saúde bucal.

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mantiveram toda a rotina de atendimentos. No entanto cada uma tem adotado estratégias para reduzir os riscos de contaminação e disseminação da COVID-19, como forma de proteção aos usuários e aos próprios profissionais que atuam diariamente na unidade, disponibilizando o álcool 70%, exigindo o uso de máscaras por todos durante permanência no local e respeitando o distanciamento entre as pessoas.