terça-feira - 26/03/2019

CMI e PMM realizam IV Conferência da Pessoa Idosa

Avaliar as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa pela perspectiva do próprio idoso e uma avaliação do controle social a partir da legislação. Esse foi o objetivo da IV Conferência da Pessoa Idosa que aconteceu nesta terça-feira, 26, no auditório da Universidade Potiguar (UNP). O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude.

“O que é deliberado nesta Conferência tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos Conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações”, explicou a presidente do CMI, Sheyla Pedrosa.

A programação contou com apresentações culturais do Viver Melhor, do Previ Mossoró, e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Alto de São Manoel.

Agostinho Epaminondas da Silva é usuário do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Belo Horizonte. “É importante esse zelo e cuidado com os idosos. Nós tivemos toda uma responsabilidade na vida com nossos filhos. Eventos como esses mostram que nós estamos sendo bem vistos”, disse.

A gerente da Proteção Social Básica (PSB), Paula Gurgel, destacou que hoje a Prefeitura de Mossoró realiza trabalhos com idosos em 22 equipamentos sociais. “Nós executamos um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa, com diversas atividades”, explicou.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini frisou que em Mossoró são em torno de 650 idosos atendidos nesses serviços com atividades de convivência familiar e comunitária e protagonismo da pessoa idosa dentro da sociedade. “Nosso objetivo é valorizar essa pessoa idosa e trazer a sua importância para a sociedade hoje”, concluiu.