sexta-feira - 22/03/2024

Climatização proporciona bem-estar para alunos e professores de escolas e UEIs de Mossoró

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró segue avançando com o processo de climatização das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal. A instalação das centrais de ar já foi concluída em aproximadamente 40 equipamentos, entre unidades de ensino e de apoio. Atualmente, estão sendo realizados serviços de adequações elétricas para que novas escolas e UEIs recebam os aparelhos. A climatização tem proporcionado bem-estar e conforto aos alunos, professores e demais servidores.

Na UEI Maria Caldas, localizada no bairro Alto do Sumaré, a nova realidade das salas de aula é comemorada pelas crianças e docentes. A unidade atende cerca de 350 alunos, de seis meses a cinco anos. A professora Jéssica Laís ressalta a importância do investimento realizado por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”.

Jéssica Laís

“É um conforto, porque sabemos que o nosso clima é muito quente. Não produziríamos tão bem se não fosse a climatização das escolas. É um investimento bem-vindo em todas as unidades. As crianças ficam felizes, tanto que quando a gente sai para o lanche, elas já querem voltar para sala, ficar nesse clima, que é muito bom”, disse.

A pequena Maria Valentina, de cinco anos, ficou feliz com a novidade. “Agora está muito frio. Estou gostando, sim. Antes era tudo muito quente. Agora está frio”, falou a criança.

Maria Valentina

De acordo com diretora Elisângela Maria, os benefícios da climatização vão além do bem-estar e do conforto térmico, alcançando também o desenvolvimento dos alunos. “Não tem nem como explicar a diferença, melhorou até o desenvolvimento das crianças. Antes, elas queriam estar fora da sala, agora é diferente, querem ficar dentro, porque é frio. A climatização traz benefícios para a aprendizagem. É uma alegria, um sonho realizado, com certeza”, comentou.

Elisângela Maria

AMPLIAÇÃO DAS SALAS

A UEI Maria Caldas também é uma das contempladas com o processo de ampliação de salas de aula iniciado pela Prefeitura, por meio dos programas “Mossoró Realiza” e “Mossoró Cidade Educação”. “Serão três novas salas e seis turmas, três pela manhã e três à tarde. Os pais estão muito ansiosos. A construção está sendo bem rápida. As novas salas também já serão entregues climatizadas”, destacou Elisângela Maria.

A construção dos novos espaços, que contempla ainda as Escolas Municipais Paulo Cavalcante (Sumaré), Marineide Pereira da Cunha (Santa Delmira), Sindicalista Antônio Inácio (Barrinha) e Chafariz I (Chafariz), e UEIs Tia Aldanisa (Polo Maísa) e Mário Negócio (Abolição I), representa um acréscimo de mais de 600 vagas ainda no ano letivo de 2024.