quinta-feira - 15/10/2026

Cidade da Cultura avança e fortalece perspectivas para o desenvolvimento cultural e econômico de Mossoró

Equipamento reunirá espaços para apresentações artísticas, artesanato, comércio e lazer, integrando valorização histórica, cultura e oportunidades de geração de renda

Por: Rogério Rodrigues

Foto: Arquivo (Secom/PMM) Foto: Arquivo (Secom/PMM)

A construção da Cidade da Cultura segue avançando em Mossoró, com a conclusão das estruturas dos blocos e o início dos serviços de acabamento em diferentes áreas do equipamento. O espaço está sendo preparado para reunir manifestações artísticas, atividades culturais, artesanato, comércio e lazer, ampliando as possibilidades de convivência e valorização da identidade mossoroense.

Durante visita técnica ao local, representantes das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint) acompanharam o andamento dos serviços e dialogaram sobre as possibilidades de utilização e gestão do futuro equipamento, considerando seu potencial para fortalecer diferentes setores da economia e da cultura do município.

O secretário municipal de Cultura, Cícero França, destaca que a Cidade da Cultura foi planejada para reunir diferentes expressões culturais e atividades econômicas em um único espaço, proporcionando novas oportunidades para artistas, artesãos e comerciantes.

“Esse será um grande ponto de encontro para os comerciantes, artesãos e fazedores de arte e cultura. Teremos um palco para apresentações dos nossos artistas, espaços destinados ao comércio e ao artesanato, além de uma área infantil para que as crianças também possam aproveitar o ambiente”, ressaltou.

Além de ampliar os espaços destinados à produção e à difusão cultural, o projeto contempla a valorização da memória de Mossoró. A preservação de elementos históricos, como os trilhos originais da antiga linha ferroviária que passava pela área, integra a proposta arquitetônica e reforça a conexão entre o passado e o presente da cidade.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Marckut Vieira, a participação da Sedint no acompanhamento da obra é importante para planejar o funcionamento do espaço de forma integrada, considerando as oportunidades que serão abertas para os empreendedores locais.

“A Cidade da Cultura tem um potencial muito importante para fortalecer a economia local, criando espaços para os comerciantes e artesãos e ampliando as oportunidades para quem empreende em Mossoró. Por isso, é fundamental que esse planejamento seja realizado em conjunto, desde agora, para que possamos pensar na melhor utilização dos espaços e contribuir para que esse equipamento beneficie a população e os trabalhadores”, destacou.

O diálogo entre as secretarias busca antecipar as necessidades relacionadas à ocupação dos espaços comerciais e de artesanato, além de discutir alternativas para o funcionamento e a gestão do equipamento. A integração entre as áreas permite alinhar as ações e ampliar o potencial da Cidade da Cultura como ambiente de valorização dos talentos locais e incentivo à economia criativa.

Com a conclusão das etapas em andamento, a Cidade da Cultura deverá se consolidar como um novo espaço de referência para Mossoró, promovendo o encontro entre história, arte, cultura e oportunidades, com benefícios para a população e para a dinâmica econômica do município.

Foto: Arquivo (Secom/PMM)
Anterior Próximo