sexta-feira - 14/06/2024

"Chuva de Bala": Mossoró celebra 97 anos da resistência ao bando de Lampião

Espetáculo reúne cerca de 120 pessoas envolvidas. São produtores, atores e bailarinos.

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta quinta-feira (13), Mossoró celebrou 97 anos da resistência à invasão do bando de Lampião, ocorrida em 1927. Na data comemorativa, o espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró" registrou mais um sucesso de público com uma exibição especial e repleta de emoções.

Encenado no adro da Capela de São Vicente, palco do confronto, o espetáculo "Chuva de Bala do País de Mossoró" conta com atores, atrizes, bailarinos e bailarias em cena, além de produtores. Uma equipe grandiosa responsável por contar importantes fatos da nossa história.

Ator Everton Santos, intérprete de Lampião,

Intérprete de Lampião, personagem de destaque no espetáculo, o ator Everton Santos, enaltece seu papel nesta jornada. "Há uma responsabilidade muito grande como ator interpretar a história da vida de uma pessoa que existiu, fatos que aconteceram no Nordeste. Um personagem amado e odiado e até hoje lembrado e contado em verso e prosa, esse é Lampião. Isso é maravilhoso", destacou o ator.

No palco, atores e atrizes, bailarinos e bailarinas, que encantam o público com um show de encenação e dança. Artistas que externam talento em atuações cheias de emoções. Talentos da nossa terra que se orgulham em contar a história heroica do povo mossoroense.

Artistas em cena na noite desta quinta-feira, 13 de junho de 2024.

Renilson Fonseca, ator, intérprete do personagem Rodolfo Fernandes.

"É tudo muito gratificante. Eu agradeço a direção e a confiança que foi depositada na minha pessoa e para um pouquinho do meu talento emprestar para o prefeito Rodolfo Fernandes. É uma figura histórica em Mossoró, um guerreiro. Todo mundo diz que é lindo o espetáculo, nos dando um feedback positivo", pontuou Renilson Fonseca, ator.

Leonardo Wagner é o responsável pela direção geral do "Chuva de Bala no País de Mossoró" 2024. É a segunda vez consecutiva que o artista está a frente do espetáculo que entra em sua segunda semana de exibições nesta temporada e já deixa ótimas impressões.

"A gente estreou no dia 6 de junho trazendo muitas novidades. Com o passar das noites observamos o público aumentando a cada exibição. São pessoas de Mossoró e turistas que acompanham o nosso espetáculo. Pessoas que vêm prestigiar o nosso trabalho que é um trabalho coletivo, feito por várias mãos, com um elenco e equipe técnica para mais de 150 pessoas. Isso nos dá muita alegria, muita satisfação. Realizar um trabalho histórico, hoje 13 de junho, uma data muito marcante para a cidade de Mossoró, nos deixa muito orgulhosos, num grande exemplo de pertencimento e de resistência histórica", declarou o diretor geral.

Leonardo Wagner está a frente da direção geral do "Chuva de Bala no País de Mossoró" 2024

TURISTAS ENALTECEM ESPETÁCULO

Em 13 de junho de 2024, exatamente 97 anos após a resistência do povo mossoroense ao bando de Lampião, turistas de vários estados estiveram presentes compondo o grande público. São pessoas que chegam ao "Mossoró Cidade Junina" para prestigiar e conhecer mais sobre a história de bravura do nosso povo.

Fernanda Fernandes, paraibana de Araruna.

Na plateia, Fernanda Fernandes, paraibana de Araruna, prestigiou o espetáculo em noite de exibição especial na data comemorativa. "É um espetáculo muito bom e eu queria muito assistir. Então, vim com meus amigos prestigiar, me divertir. Eu já ouvi falar muito sobre o fato histórico. Os mossoroenses falam bastante do espetáculo. É um lindo espetáculo, e estou muito ansiosa para assistir", disse a engenheira agrônoma, antes do início da exibição.

Anabi dos Santos, moradora de Tibau.

"A expectativa é sempre muito alta porque a gente espera o ano inteiro para vir assistir esse espetáculo. A gente sabe que é uma atração muito boa do 'Mossoró Cidade Junina'. Por isso, todos os anos a gente vem a Mossoró para assistir. Todos os anos eu e minha família estamos aqui para assistir uma noite desse show maravilhoso, um verdadeiro espetáculo", contou a aposentada Anabi dos Santos, moradora de Tibau.

Amanda Lima, cearense.

De Fortaleza, no Ceará, Amanda Lima, veio assistir pela primeira vez o espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró". A expectativa era grande, uma vez que a jovem turista recebeu ótimas referências do evento.

"No ano passado, a gente veio aqui para o 'Pingo' e ficou muito impressionada com a história da resistência e a existência do evento 'Chuva de Bala'. Diante disso, a gente veio participar para conhecer um pouco mais sobre esse evento e de como foi toda essa história, de como aconteceu e de como os mossoroenses resistiram a isso. Eu e meu namorado, a gente é muito ligado com essa questão de cultura, inclusive ele se formou aqui na UFERSA, no Rio Grande do Norte. Ele conhece muito sobre essa história e queria que eu participasse também do evento para me inteirar das raízes dele", evidenciou a administradora.