quarta-feira - 28/04/2021

Cestas básicas são entregues a famílias em alta vulnerabilidade social

Por: Edinaldo Moreno

Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) iniciou nesta quarta-feira, 28, a entrega de cestas básicas para famílias com idosos, deficientes e em alta vulnerabilidade social. Essa primeira etapa terá a entrega de 966 cestas básicas as famílias cadastradas e acompanhadas pelos equipamentos socioassistenciais da pasta.

A secretária do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda, destaca que essas famílias contempladas já passaram por seleção para receberem a complementação alimentar. A titular da pasta ressalta que as cestas são entregues nas residências dessas famílias.

“As cestas básicas são entregues a famílias que tem no seu núcleo familiar pessoas com deficiências, idosos ou famílias em extrema pobreza. É muito importante dizer que as pessoas não precisam ir as CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Essa seleção já foi feita com base nas famílias que nós atendemos nos nossos equipamentos socioassistenciais. Essas famílias estão recebendo as cestas básicas em suas casas”, disse.

Dona de casa Vanda Gonçalves recebeu na manhã desta quarta-feira uma cesta básica. Foto: Wilson Moreno/PMM

Janaína Holanda lembra que as equipes do Desenvolvimento Social e Juventude acompanha essas famílias de acordo com as necessidades. Elas também realizam outros serviços, enfatiza a secretária.

“Nossas equipes estão fazendo o acompanhamento das famílias de acordo com as necessidades. Por exemplo: se tem uma família que precisa de documentação a gente providencia essa documentação e verifica ainda se está inserida em algum programa social. Encaminha também famílias para o primeiro emprego. É um trabalho direcionado para que as famílias consigam sair dessa situação de vulnerabilidade social”.

Uma das pessoas beneficiadas com a cesta básica, a dona de casa Vanda Gonçalves agradeceu a entrega dos alimentos, mas enfatizou o sonho de conseguir um emprego para sustentar os três filhos.

“Para quem não tinha nada pelo menos essa semana vai ter o que meus filhos comerem. Mas o melhor seria se aparecesse uma coisa certa, fixa para eu trabalhar porque meu sonho é trabalhar. Eu quero trabalhar”, disse Vanda que é diarista e está desempregada.

A idosa Noelice Carvalho também recebeu uma cesta básica. Ela falou que os alimentos vão reforçar a despensa nos próximos dias. “A importância é muito boa porque já diminui o que eu ia gastar e as outras coisas que faltam. É muito importante essa feira. Deus abençoe a vocês todos em nome de Jesus essa pandemia vai acabar e a agente vai continuar com nossa atividade”.

A idosa Noelice Carvalho também recebeu cesta básica. Foto: Wilson Moreno/PMM