quarta-feira - 09/05/2018

Cerca de 79% dos mossoroenses vão presentear neste Dia das Mães

Por: Comunicação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo (SEDAT) realizou nova pesquisa de intenção de compras. Dessa vez para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 13. O objetivo é analisar o perfil do consumidor e seu potencial de consumo e compra em relação à data. Entre os pesquisados, 79,01% disseram que pretendem presentear a sua mãe nesta data comemorativa, 13,17% disseram que não e 4,94% que alegaram não ter ainda tomado uma decisão. Entre os que não pretendem realizar compras, 4,12% disseram que não em função de sua mãe já ser falecida, 4,53% alegaram estar com recursos financeiros insuficientes, 2,88% preferem pagar dívidas e 1,23% justificaram outros motivos. A pesquisa aponta que vestuários (27,98%) e perfumaria (24,28%) terão lugar de destaque, seguidos por calçados (17,28%) e artigos do lar (10,29%). Os eletrodomésticos (9,47%), bijuterias/jóias (7,41%), bolsa/carteira (5,76%), celular (4,53%) e outras opções (2,47%) também terão seu espaço nas vendas. O local das compras, em função principalmente da questão dos preços, é o comércio de rua (51,85%) e na sequência o shopping (25,93%), pela comodidade, como preferidos para aquisições. Existem também os que procurarão um vendedor autônomo (2,88%) e a internet (2,47%). Dentre os consumidores que pretendem ir às compras nesse período que antecede a data, bem como nela, 39,51% deles responderam que planejam gastar entre R$50,00 e R$150,00. Já 18,11% entre R$150,00 e R$250,00, 16,05% até R$50,00 e 7% acima de R$250,00. Em relação à forma de pagamento escolhida para a compra do presente, 44,44% expressaram que irão pagar em dinheiro, enquanto 29,63% intencionam pagar com cartão de crédito parcelado, 8,64% à vista, no débito e 0,41% no cartão da loja. Quanto aos fatores que mais exercem influência na hora de efetuar a compra, 39,92% apontaram o atendimento como fator determinante, vencendo até mesmo as promoções (23,87%), descontos (10,29%) e preços (9,88%). As marcas oferecidas (25,10%) também induzirão na escolha e a facilidade de acesso ao local (18,11%). A amostra é composta por pessoas de ambos os sexos, sendo 42,39% homens e 57,61% mulheres, em sua maioria com idade entre 15 e 25 anos (30,86%) e 26 a 35 anos (40,33%); grau de escolaridade médio (54,32%) e superior (30,86%) e que atuam profissionalmente no setor privado (55,56%). Com níveis de renda que partem dos que não a possuem (5%), aos que recebem até mais de cinco salários mínimos (0,82%), passando pelos que ganham até um salário mínimo (53,09%), de um até três salários mínimos (32,92%) ou de três a cinco (5,76%). “A pesquisa é um bom indicador econômico local. Mostra que a maioria pretende fazer compras no período, movimentando a rede varejista de Mossoró e fortalecendo o segmento que é um pilar fundamental da nossa economia”, explica Lahyre Neto, secretário da pasta. A pesquisa foi realizada nos dias 30 de abril, 3, 4 e 5 de maio.      
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