sexta-feira - 08/03/2019

Cerca de 70% das escolas tiveram funcionamento normal hoje (08)

A Secretaria de Educação informa que a grande maioria das escolas que integra a Rede Municipal de Ensino teve funcionamento normal hoje. Apesar do anúncio de movimentação de paralisação pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserpum), as unidades de ensino contaram com aulas nos dois turnos durante esta sexta.

No caso das Unidades de Educação Infantil, a adesão total ao movimento de greve foi de apenas 16,2% das 36 UEI´s da rede. Já nas escolas, a paralisação foi de somente 15% das 77 nas zonas urbana e rural. O relatório de acompanhamento foi divulgado pela Secretaria de Educação.

“Lamentamos as escolas que permaneceram fechadas no dia de hoje, trazendo prejuízos para alunos e famílias. Algumas mães deixaram de trabalhar porque não tiveram com quem deixar os filhos e isso é preocupante”, comenta a secretária Magali Delfino, lembrando sobre o esforço da gestão de pagar o piso salarial dos professores, acima do nacional, além de ter iniciado o pagamento do décimo quarto salário da educação, já efetuado na folha do mês de fevereiro.

A atual administração também conseguiu honrar 92 processos de mudança de classe, deixadas pendentes no mês de outubro de 2016 pela gestão anterior. Outras medidas de valorização como pagamento da folha rigorosamente em dia e quitação de débitos de 2016 foram ações realizadas nesse ano.