quarta-feira - 26/04/2023

CER Mossoró discute rede de assistência e atendimento à pessoa com deficiência

Por: Thiago Braga

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Mossoró promoveu evento de acolhimento e boas-vindas aos profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças. O evento discute assuntos inerentes ao funcionamento da rede de cuidados à pessoa com deficiência.

O encontro reúne a equipe de profissionais do CER Mossoró em troca de experiências para atualização de políticas públicas importantes para o aperfeiçoamento dos trabalhos. “É um evento muito importante para o Município, pois após a habilitação do nosso CER iniciamos as capacitações e treinamentos com os profissionais que aqui estão inseridos para ofertar um atendimento de qualidade para os nossos pacientes”, destacou Egislândia Oliveira, diretora de Atenção Especializada à Saúde do município.

Egislândia Oliveira, diretora de Atenção Especializada à Saúde do município.

“Um momento muito esperado por todos nós depois do trabalho que realizamos para a habilitação do nosso CER. Está sendo um dia de muito conhecimento e aprendizado que servirá para que nossos profissionais se aperfeiçoem cada vez mais na prestação dos serviços. Nosso intuito é ofertar o melhor para a população mossoroense”, frisou Grasielly Fernandes, diretora CER Mossoró.

A programação do encontro traz atividades nos turnos matutino e vespertino. Entre os temas tratados estão: rede de cuidados, avaliação global, prontuário único do paciente, saúde auditiva, alta qualificada, entre outros. “Um momento muito importante aqui, onde estamos realizando o acolhimento aos profissionais, ofertando a eles o conhecimento e informações sobre o funcionamento da rede, o trabalho em equipe. Um encontro que debate a assistência às pessoas com deficiência de forma resolutiva na nossa rede de saúde”, Marilene Soares, coordenadora da Rede Estadual de Pessoa com Deficiência.

Marilene Soares, coordenadora da Rede Estadual de Pessoa com Deficiência.

No acolhimento e boas-vindas ao CER Mossoró, participaram representantes de outros municípios potiguares como Areia Branca, Pau dos Ferros e Natal. “É um evento de grande importância, porque a gente traz tudo o que já está sendo trabalhado. Então, dividir esse trabalho é relevante, fazendo com que as equipes trabalhem de forma alinhada, continuada, visando a melhor qualidade de vida do paciente”, pontuou Lorena Nascimento de Carvalho, diretora do CER III Clínica Prof. Heitor Carrilo de Natal.

Representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte também participaram do evento. “Enquanto Promotoria da Pessoa com Deficiência a gente está sempre em busca da garantia dos direitos. A implementação do CER teve o auxílio do Ministério Público junto à Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado. Hoje em dia, observamos como é grande o quantitativo de pessoas com deficiência e a necessidade do tratamento precoce. Esse curso é de grande importância para nós profissionais que estamos vendo as politicas se estabelecendo para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, declarou Rebeca Melo, assistente ministerial.