quinta-feira - 15/06/2023

Centro Integrado fortalecerá assistência às vítimas de violência

Por: Sayonara Amorim

Na tarde desta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) inaugurou o Centro Especializado de Atenção à Vítima (CEAV). A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Mossoró. O novo equipamento funcionará no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins e tem como objetivo acolher, apoiar e dar assistência às vítimas de violência.

A inauguração do novo equipamento contou com a presença da desembargadora Zeneide Bezerra; da juíza Ana Izabel de Moura Cruz; do juiz Fábio Ataíde (coordenador dos CEAVs no RN); do prefeito Allyson Bezerra; do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio da Costa; do secretário municipal de Governo, Thiago Henrique Marques; servidores da Justiça; vereadores e demais convidados.

A parceria com a Prefeitura de Mossoró, segundo a desembargadora Zeneide Bezerra, foi fundamental para a concretização do projeto. Inicialmente, o Município disponibilizou uma assistente social para realizar o atendimento às vítimas. O prefeito Allyson Bezerra destacou que, com a parceria, as vítimas que buscarem o CEAV terão acesso não somente ao serviço de assistência social, mas a todos os equipamentos da gestão. “O município de Mossoró está garantindo, nessa parceria, toda assistência necessária às pessoas que sofreram algum tipo de privação de seus direitos, disponibilizando profissionais para realizarem o atendimento a essas vítimas”, ressaltou Allyson Bezerra.

Segundo a juíza Ana Izabel de Moura, que irá coordenar o CEAV em Mossoró, o centro vai atuar como apoio, de acolhimento e orientação às vítimas de violência. “Nós estamos inaugurando aqui hoje o CEAV, que tem como finalidade dar apoio, acolhimento e direcionamento às pessoas que foram vítimas de atos infracionais de diversos tipos, podendo essas vítimas serem mulheres, homens, crianças, idosos, etc. O CEAV está sendo criado para atender à população”, destacou.

A desembargadora Zeneide Bezerra ressaltou a importância do equipamento e da parceria com a Prefeitura de Mossoró para a concretização desse projeto. Para a desembargadora, a criação do CEAV em Mossoró atende a uma necessidade antiga, que é a assistência às pessoas que foram vítimas de violência. “Este é um equipamento fantástico que o Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) está fazendo em face de já existir os escritórios sociais que atendem os pré-egressos do sistema prisional. Agora, está sendo lançado o CEAV para atender às vítimas. Nós sempre fomos muito cobrados por levar assistência a quem se encontra no sistema prisional e agora a assistência também será voltada para as vítimas que podem ser mulheres, homens, crianças, idosos e qualquer pessoa que precise ser ouvida, porque a principal função do centro é acolher, ouvir e direcionar às providências”, detalhou Zenaide Bezerra.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio, a inauguração do CEAV, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, é muito importante, porque, além de ser mais um serviço disponibilizado à população, atende em especial às pessoas vítimas de violência, como também é o resultado de uma soma de esforços entre o Poder Executivo e o Tribunal de Justiça. “Esse é um momento em que a Prefeitura de Mossoró e o Tribunal de Justiça unem esforços para prestar um serviço muito importante de assistência à população de Mossoró", frisou Erison Natécio.