quinta-feira - 14/07/2022
Centro de Controle de Zoonoses divulga resultado da terceira etapa do LIRAa
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou nesta quinta-feira (14) o resultado da terceira etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado é menor do que o registrado na segunda publicada em maio e o mesmo do verificado na primeira divulgada em fevereiro.
De acordo com o CCZ, o índice ficou em 3,7 abaixo do 4,1 da 2ª etapa. A coleta ocorreu entre os dias 4 e 8. Diretor do órgão, Sandro Elias explica que de cada 100 domicílios, em três casas foram encontrados focos para a proliferação do mosquito.
“O último levantamento do CZZ apontou que o índice de infestação predial ficou em 3,7. Isso quer dizer que a cada 100 imóveis, três casas são positivas. Em cima desses dados intensificamos as ações dando prioridade, principalmente àqueles bairros que deram maior infestação”.
O levantamento mais recente mostrou que sete bairros tiveram índice acima de 5. Essas localidades são Paredões, Doze Anos, Alto da Conceição, Boa Vista, Bom Jesus, Santo Antônio e Planalto 13 de Maio. Já os que registraram abaixo de 1 são Centro, Santa Júlia, Costa e Silva, Nova Betânia e Itapetinga. O diretor do CZZ destaca que quando o índice de infestação predial está acima de quatro, o município está em alto risco. Quando esse índice fica entre 1,0 e 3,9 considera-se que está em médio risco; e quando ele está abaixo de 1,0, é de baixo risco.
Até a semana passada, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte registrou 1.444 notificações para a dengue. Deste total, apenas 145 casos foram confirmados. Em relação a chikungunya, são 421 casos notificados e 114 confirmações. A última atualização também apontou 52 notificações para a zika e dois casos confirmados.