quinta-feira - 24/08/2023

Censo Previdenciário atualiza informações cadastrais dos servidores de Mossoró

Por: DIRETI

Iniciado na última segunda-feira (21), o atendimento presencial do Censo Previdenciário 2023 tem sequência no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto. O atendimento constitui-se uma etapa posterior ao agendamento on-line e segue até 27 de outubro. O censo é de caráter obrigatório e destina-se aos servidores municipais efetivos ativos, aposentados, pensionistas e dependentes, de todos os poderes e órgãos da Administração Pública Direta e Indireta de Mossoró, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O agendamento pode ser realizado por meio do site https://agendacenso.com.br/previmossoro. Na data definida, o servidor deverá se dirigir ao Centro Administrativo, com a documentação requerida, para fazer prova de vida e atualizar suas informações cadastrais. O detalhamento da documentação consta no Decreto n.º 6.871, publicado em 1º de agosto deste ano, no Diário Oficial de Mossoró (DOM) – confira a íntegra do decreto aqui. Ao fazer o agendamento on-line, o servidor também é informado acerca da documentação necessária. Para eventuais dúvidas, o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró) dispõe do telefone 0800 800 3400.

O Censo Previdenciário tem por finalidade a atualização e manutenção em caráter permanente de um banco de dados consistente, necessário para o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos RPPS e estudos relativos ao equilíbrio financeiro e atuarial, bem como para a adoção de práticas de gestão previdenciária que permitam a definição e introdução de estratégias com celeridade e eficiência.

A Secretaria Municipal de Administração e o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró são responsáveis pelo planejamento, definição de cronograma e monitoramento da fase de execução do Censo Previdenciário pela empresa contratada.

“O Censo Previdenciário é obrigatório e presencial. Poderá haver exceção ao comparecimento, se o servidor estiver impossibilitado, em virtude de uma enfermidade. Nesses casos, uma equipe coletará os dados em domicílio. Mas, isso é uma exceção. Em regra, o servidor deve comparecer ao local onde está sendo realizado o censo”, explicou Paulo Linhares, presidente do Previ-Mossoró.

Professora da Rede Municipal, Francileide Holanda foi ao Centro Administrativo na manhã desta quinta-feira (24) para assegurar a atualização dos seus dados. Com a documentação organizada, o atendimento a Francileide transcorreu sem dificuldades. “Foi muito tranquilo. A equipe está bem preparada, desde a acolhida até a finalização do processo. Tive auxílio dos meus filhos para organizar a documentação e deu tudo certo”, disse.

Clecivânia Fernandes aposentou-se em 2022 e também se deslocou ao Centro Administrativo hoje, em atendimento à orientação do Previ-Mossoró. “Eu ingressei no Município em 1990. Passei 32 anos, servindo. Em agosto de 2022, eu requeri e me aposentei. Conforme foi solicitado, todo servidor deveria se apresentar [ao Censo Previdenciário]. E aqui estou, realizei com sucesso, deu tudo certo. O atendimento aconteceu com rapidez e tranquilidade”, declarou.

Etapa seguinte ao agendamento, o atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.