quarta-feira - 10/06/2020

CDL e Sindvarejo acreditam que antecipação de feriados pode ajudar no reaquecimento da economia

Aproveitando o feriado nacional de Corpus Christi, que ocorre nessa quinta-feira (11), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Mossoró decidiram antecipar feriados tradicionais do segundo semestre, como forma de aumentar o índice de isolamento social nos quatro dias de pausa das atividades do comércio e outros serviços, possibilitando assim a redução do número de casos do novo coronavírus (COVID-19).

E mesmo com o impacto inicial da medida no faturamento das empresas, representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindvarejo) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoiam a antecipação dos feriados já que acreditam que seja uma forma de diminuir o número de contaminações, esperando então a conscientização da população sobre a importância de ficar em casa nesses dias.

O presidente do Sindvarejo, Michelson Frota, destaca que a antecipação de feriados do segundo semestre para esse momento, além de reduzir o número de casos, possibilita no momento em que a economia esteja voltando a ser reaquecida, não haja uma quebra de ritmo com novas interrupções. “O município demonstra o interesse em reduzir o número de casos, e a taxa de ocupação de leitos. Mas, está buscando também um estímulo para o reaquecimento da economia no segundo sementre”, afirma.

Já o presidente da CDL, Wellington Fernandes, lembrou que se olharmos o calendário os feriados antecipados para esta semana, tanto o municipal de Libertação dos Escravos (30 de Setembro), quanto o Estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (celebrado no dia 3 de outubro), acabariam quebrando o ritmo de toda uma semana, já que o dia 30 de setembro transcorrerá numa quarta-feira, e o dia 3 de outubro no sábado.

“Vemos a antecipação como uma medida importante para aumentar o isolamento e a redução do número de casos. Além de liberar o comércio de feriados posteriores no momento em que a economia esteja sendo reaquecida. Também acreditamos que com a redução do número de casos possamos encarar a reabertura gradual do comércio no dia 17 com maior tranqüilidade, mantendo, claro, todas as medidas de segurança essenciais”, frisa.

A Prefeitura de Mossoró lembra que os serviços essenciais, como farmácias, supermercados e postos de gasolina, têm funcionamento autorizado nos dias 11, 12 e 13 de junho.