sexta-feira - 28/06/2024

Campanha “Junho Violeta”: CCI do Alto realiza caminhada de conscientização de combate à violência a pessoa idosa

CCI do Alto de São Manoel realiza caminhada com os assistidos, alusiva à campanha "Junho Violeta".

Por: Solange Santos

Campanha "Junho Violeta", caminhada dos idosos do CCI Alto de São Manoel  — Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Campanha "Junho Violeta", caminhada dos idosos do CCI Alto de São Manoel — Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Em alusão à campanha “Junho Violeta”, que tem como objetivo alertar a população para necessidade de combater os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), do bairro Alto de São Manoel, realizou na manhã desta sexta-feira (28), uma caminhada com os idosos assistidos pelo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), da Prefeitura de Mossoró.

“O objetivo da caminhada é chamar a atenção da população para a conscientização de protegermos nossos idosos contra qualquer tipo de violência. Vamos realizar com eles um percurso saindo daqui da rua do nosso CCI do Alto de São Manoel, seguindo até um trecho na Av. Presidente Dultra”, declarou o coordenador do serviço de convivência, Henrique Josephy.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Setenta idosos participam ativamente das atividades do CCI do Alto de São Manoel. A caminhada contou com parceria da Patrulha Maria da Penha e da Polícia Militar. Diretora do CCI, Deuza Silva ressaltou sobre a importância de conscientizar a população sobre a violência aos idosos.

“Essa é uma temática que a gente trabalha com eles o ano todo. E hoje estamos promovendo essa caminhada para que possamos chamar a atenção das pessoas da nossa população para essa temática tão importante, buscando por mais conscientização. Aqui no CCI sempre buscamos realizar um trabalho de acompanhamento junto às famílias dos nossos idosos, para justamente identificar, porventura, qualquer tipo de violência contra eles”, ressaltou.

Após a caminhada, o grupo de idosos voltou para o CCI e ouviu uma palestra com as policiais Aline e Jordany, que fazem parte da Patrulha Maria da Penha, sobre conscientização e tipos de violência.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Viemos realizar um trabalho de conscientização e formação, para que as pessoas entendam como funciona e como acontece os tipos de violência e os meios como denunciar”, disse a soldado Aline.

“Primeiramente, atendemos as ocorrências relacionadas a qualquer tipo de violência contra a mulher, e também, por fazer parte da Polícia Militar, a gente está nesse trabalho. Nesse mês violeta estamos responsáveis em fazer esse alerta de proteção, de cuidado, de fazer valer a questão da justiça, das leis, porque se existe um estatuto que tem que ser cumprido, então, a função não só da Patrulha Maria da Penha, mas da Polícia Militar, é fazer cumprir o estatuto do idoso, averiguar, e ir ao local”, acrescentou a soldado Jordany.

Os assistidos no CCI do Alto de São Manoel, Carlos Alberto e Paula Francinete de Sousa, relatam sobre o bom atendimento que recebem no equipamento e ressaltam a importância de conscientizar a população sobre o respeito a eles.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“É importante a gente ser respeitado, apesar de termos muitos percalços, nem todo mundo respeita. Já tivemos um grande avanço, mas ainda temos que lutar para chegarmos mais longe”, pontuou Carlos Alberto.

“Essas ações são ótimas. Desde os meus 40 anos que entrei nesse grupo e agora já estou com 82 anos. É importante a gente pedir por respeito, que cuidem bem de nós, pois nem todo mundo respeita o idoso, concluiu Paula Francinete de Sousa.

A população que suspeitar sobre algum tipo de violência contra a pessoa idosa, pode fazer a denúncia pelo Disque 100 ou pelo 190. Pedir ajuda e proteger nossos idosos é fundamental para garantir a integridade dos mesmos.