quinta-feira - 13/07/2023

Campanha “Julho Amarelo” reforça prevenção às hepatites virais

Por: Thiago Braga

Durante este mês, a Prefeitura de Mossoró está promovendo uma série de ações dentro da campanha “Julho Amarelo”. No mês temático, a iniciativa visa à prevenção e combate às hepatites virais e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

No município, a campanha vem sendo trabalhada junto à população atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nas zonas urbana e rural. São ações que acontecem durante todo o ano, mas que neste período são reforçadas.

Na campanha “Julho Amarelo”, as equipes intensificam a busca ativa no intuito de diagnosticar a doença, orientando ao público acerca do tratamento adequado. Além disso, as atividades são realizadas buscando levar informação à população, promovendo a prevenção e disseminação do conhecimento no sentido de combater às hepatites virais e ISTs.

Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda realiza outras ações como testagens rápidas, imunização contra hepatite B e distribuição de material educativo nas mais diversas unidades que compõem a rede.

HEPATITE – A hepatite é uma doença grave que ataca o fígado. Ela pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de obter maiores chances de eficácia ao tratamento.

Conforme o Ministério da Saúde, as hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas. Mas, quando eles aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados; urina escura e fezes claras.

O Dia Mundial das Hepatites Virais – 28 de julho – foi criado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019 instituiu “Julho Amarelo”, movimento a ser realizado a cada ano em todo o país, no mês de julho, quando são efetivadas ações voltadas à luta contra as hepatites virais.