quinta-feira - 09/12/2021

Campanha educativa orienta agricultores do Recanto da Esperança contra a raiva

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizou na tarde desta quarta-feira (8) uma campanha educativa para repassar informações aos agricultores do Recanto da Esperança, no polo Alagoinha, zona rural de Mossoró, contra a raiva.

A ação teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alunos residentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).

“Após a nossa Secretaria identificar um caso positivo de raiva em equino, nós traçamos um planejamento junto com o Centro de Controle de Zoonoses e levamos ações educativas para os agricultores do Recanto da Esperança. Na palestra, conscientizamos sobre como prevenir a raiva, basicamente com a vacinação dos animais mamíferos, o que fazer ao se deparar com o animal com a sintomatologia e, sobretudo, a parte da prevenção de uma forma geral”, destacou o titular da SEADRU, Faviano Moreira.

O foco da palestra foram os animais de produção (cavalos, vacas, ovelhas, etc.), visto que o caso confirmado foi em um cavalo. Além disso, o setor de zoonoses atuou vacinando cães e gatos que não estavam imunizados, visando o bloqueio de possíveis casos em carnívoros.

“O Centro de Controle de Zoonoses participou como convidado e está dando total apoio à ação da Secretaria de Agricultura. Nós temos uma agente de endemias na localidade e que vai realizar a vacinação nesta quinta-feira em cães e gatos. Estivemos lá na campanha de vacinação contra a raiva que fizemos recentemente. Estimamos que 20 animais devem ser vacinados”, disse o diretor administrativo do CCZ, João Paulo.