terça-feira - 15/03/2022

CAGED: Mossoró inicia 2022 com resultado positivo na geração de empregos

Por: Solange Santos

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou na última quinta-feira (10) dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes ao mês de janeiro deste ano. Em um comparativo com a capital, Natal, e todo o Rio Grande do Norte, Mossoró obteve um importante desempenho, com a abertura de novas vagas.

Os dados do Caged apontam que o Rio Grande do Norte perdeu 2.430 postos de trabalho em janeiro; já Mossoró apresentou crescimento no total de contratações, levando em conta o período natalino, que geralmente propicia resultados positivos no mercado de trabalho. A cidade registrou saldo de 61 novas vagas de trabalho — foram 1.973 admissões e 1.912 desligamentos.

“O setor produtivo manteve seu papel preponderante com a manutenção dos empregos do ciclo natalino, demonstrando claramente a confiança que o ambiente de negócios começa a despertar entre os tomadores de decisão no município”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), Franklin Filgueira.

Os setores que mais contribuíram com contratações em janeiro foram a Indústria e a Construção Civil. Frankin Filgueira ressalta que o total de novos contratados equilibra a quantidade de demissões.

“As novas contratações promoveram equilíbrio ante as demissões do conjunto da economia mossoroense, ressaltando, ainda, em um período que normalmente não favorece às contratações, um crescimento de 0,11% do volume total de trabalhadores contratados”, enfatizou.

O secretário destaca também que a Prefeitura tem atuado melhorando o ambiente institucional dos negócios. “A Prefeitura realizou ações no âmbito regulatório, melhorando o ambiente institucional dos negócios, facilitando as decisões de empresários. Também realizou um grande volume de obras públicas, aumentando a contratação de trabalhadores”, finaliza.