quarta-feira - 03/09/2025
“Cadastro Único em Ação” retoma atendimentos na zona rural de Mossoró
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) retomou o projeto “Cadastro Único em Ação” na zona rural de Mossoró. A ação foi retomada na Agrovila Pomar, no polo Maísa, dentro do “Secretaria Itinerante”, ação organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).
A equipe do CadÚnico atualizou o cadastro único dos agricultores ou fez o cadastro novo daqueles que não tinha feito, além de transferência, verificação da situação de beneficio, solicitação de visita, encaminhamentos, entre outros serviços ofertados pelo órgão municipal. A coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família, Mônica Raquel, destacou a retomada da ação nas comunidades rurais do município.
“Estamos retornando as atividades que nós realizávamos em parceria com a Secretaria de Agricultura trazendo serviços que temos nas unidades descentralizadas nos CRASs e no Centro Administrativo para a zona rural. Sabemos da dificuldade do usuário chegar aos pontos de atendimento e como forma de facilitar e ofertar esse serviço as comunidades rurais nós retomamos hoje pela Agrovila Pomar”.
Mônica Raquel frisa que a ação da Semasc permanecerá ocorrendo dentro do “Secretaria Itinerante e também com ações marcadas para além desta parceria. “Temos algumas ações já marcadas para além desta parceria com a Agricultura e logo, logo estaremos divulgando através dos canais da Prefeitura de Mossoró e do Cadastro Único de Mossoró a nossa agenda de ações na zona rural”, acrescentou.
Podem se cadastrar famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759,00) por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Eliene Maria de Sales Silva aproveitou o “Cadastro Único em Ação” na comunidade e foi para renovar o seu cadastro. “É muito bom essa ação aqui na nossa comunidade porque evitar a gente se deslocar até a cidade. Estou aqui para renovar o meu cadastro. A gente tinha dificuldade de se deslocar até a cidade e com a vinda de vocês aqui facilitou para eu renovar o meu cadastro único”, disse.
O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza famílias de baixa renda residentes em todo o território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
Ele é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.
O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos, em todos os níveis, saibam quem são essas famílias, onde vivem, sua condições de vida e sua necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.
O Cadastro Único em Mossoró conta com 14 locais de atendimento. São eles: Centro Administrativo de Cidadania Prefeito Alcides Belo, CRAS Abolição IV, CRAS Alto de São Manoel, CRAS Barrocas, CRAS Belo Horizonte, CRAS Bom Jardim, CRAS Bom Pastor, CRAS Costa e Silva, CRAS Jardim das Palmeiras, CRAS Quixabeirinha, CRAS Redenção, CRAS Santo Antônio, CRAS Sumaré e Plantão Social.