segunda-feira - 05/01/2026

Boleto do IPTU 2026 está disponível no site da Sefaz Digital

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), disponibiliza nestes primeiros dias de janeiro, no site da Sefaz Digital, o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2026. Pelo sexto ano consecutivo, o município de Mossoró aplica o desconto de 25% para o contribuinte que realizar o pagamento do tributo em parcela única. 

O desconto é oferecido desde 2021. Conforme o calendário divulgado, o pagamento da cota única deve ser realizado até o dia 31 de março de 2026. Para quem optar pelo parcelamento, serão oito parcelas que deverão ser pagas de março a outubro.

A medida é uma forma de estimular o pagamento do IPTU e é concedida apenas ao contribuinte que estiver em situação tributária regular, em relação ao recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, nos exercícios anteriores ao do ano de lançamento.

“Informamos ao contribuinte mossoroense que o boleto do IPTU 2026 já está disponível no site da Sefaz Digital. Desde já o documento pode ser acessado através do contribuinte.mossoro.rn.gov.br, bastando clicar na seção IPTU para ter acesso digital ao boleto do IPTU”, explicou Edilson Júnior, secretário da Fazenda.

Boleto pode ser acessado pelo contribuinte.mossoro.rn.gov.br

Considera-se situação tributária regular o contribuinte que esteja adimplente com o IPTU incidente sobre todos os imóveis de sua propriedade, domínio útil ou posse; e encontre-se com os dados cadastrais devidamente atualizados no Cadastro Imobiliário Municipal. 

“Contribuintes com pendências dos anos anteriores podem parcelar, ficar em dia com a cidade até o dia 31 de março para fazer jus ao direito de desconto de 25% disponibilizado pela Prefeitura. Lembramos ainda que o boleto do IPTU também pode ser pago pelo cartão de crédito igual 2025, no PIX ou no boleto normal”, reforçou Edilson Júnior.

Os carnês do IPTU serão enviados de forma impressa para o endereço constante no cadastro imobiliário da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), cuja realização e responsabilidade pela entrega é da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O não recebimento do carnê impresso não afasta a obrigatoriedade de pagamento do imposto nas datas fixadas.

O contribuinte também poderá ter acesso ao carnê 2026 do Imposto Predial e Territorial Urbano e da Taxa de Acondicionamento, Remoção, Controle, Transporte e Destinação Final do Lixo por meio de canal de WhatsApp da Secretaria da Fazenda (9 8827 4890) ou ainda de forma presencial no horário de atendimento do órgão, que é das 7h às 17h.

 CONFIRA CALENDÁRIO IPTU 2026:

 1ª quota/quota única – 31 de março de 2026

 2ª quota – 30 de abril de 2026

 3ª quota – 29 de maio de 2026

 4ª quota – 30 de junho de 2026

 5ª quota – 31 de julho de 2026

 6ª quota – 31 de agosto de 2026

 7ª quota – 29 de setembro de 2026

 8ª quota – 30 de outubro de 2026

Anterior Próximo