quinta-feira - 06/08/2026
Banda de Música Artur Paraguai completa 90 anos de fundação
Por: Thiago Braga
Fundada em 2 de agosto de 1936, a Banda de Música Artur Paraguai celebra 90 anos de existência, nesta semana. A instituição é o grupo artístico mais antigo em atividade do município de Mossoró.
A banda pertencia ao Grêmio Musical Santa Luzia, mas foi adotada pela Prefeitura de Mossoró durante a gestão do então prefeito Padre Mota. Desde então, a Banda Artur Paraguai tem levado arte por meio da música ao município e região.

Os músicos cumprem relevante papel sociocultural com apresentações em eventos cívicos, militares e religiosos. Atualmente, são cerca de 20 membros que participam de importantes momentos que marcam a história da cidade.
“A Banda de Música Artur Paraguai desempenha um papel fundamental para a sociedade mossoroense desde 1936. Naquela época, o grupo era o responsável por animar as novenas e os festejos nas praças de Mossoró. Antes da era digital e da onipresença dos celulares, a banda exercia uma função social vital, além de ser um celeiro na formação de diversos profissionais da música”, informou João Célio, maestro da banda.

A Banda de Música Artur Paraguai é conhecida por sua versatilidade e por compor sempre repertórios que se adequam a diferentes ocasiões. Uma das marcas registradas da banda é apresentar sempre repertórios voltados à Música Popular Brasileira (MPB) e músicas regionais como xote, xaxado e baião. A banda é sempre presença garantida nos eventos culturais do município.
“Com o passar das décadas, a instituição soube se adaptar às transformações do tempo. Durante a pandemia, por exemplo, inovamos com produções audiovisuais, permitindo que pessoas com dificuldades de locomoção pudessem acompanhar nossas apresentações remotamente. A Banda Artur Paraguai é, há nove décadas, o registro vivo da história de Mossoró”, destacou João Célio.
Ao longo de nove décadas, a Banda de Música Artur Paraguai já teve vários regentes, sendo o primeiro Artur Paraguai, que deu o nome ao grupo. João Célio Cordeiro é o atual maestro da banda que já teve regentes como Dermival Aires Pinheiro, João Batista, Clemeson Alves, Carlos Batista, João Aires, entre outros.

Banda de Música Artur Paraguai recebe novos fardamentos
Na terça-feira (4), a Prefeitura de Mossoró realizou entrega de kits com novos fardamentos para a Banda de Música Artur Paraguai. A solenidade aconteceu no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, com participação dos músicos da banda.
Os novos fardamentos promovem valorização e reconhecimento aos músicos que prestam relevantes serviços ao município. Um compromisso da gestão municipal que fortalece a instituição.
“O uniforme é essencial para a identidade e a padronização de um conjunto musical, conferindo-lhe elegância e profissionalismo. A apresentação visual é um reflexo direto da qualidade do trabalho executado; uma banda bem-vestida transmite o respeito que a instituição merece. Costumo dizer que a banda é um retrato do próprio município: se ela está bem representada em sua indumentária, é um reflexo do zelo da cidade para com a sua cultura”, declarou João Célio, maestro da banda.