quinta-feira - 16/10/2025
Auxiliares e professores passam por formação para garantir acessibilidade à prova do SAEB aos alunos com deficiência
A formação visa ampliar as informações na avaliação do SAEB, assegurando condições equitativas de participação para estudantes com deficiência ou transtorno do espectro autista
Por: Sayonara Amorim
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, está promovendo durante todo o dia de hoje a formação “Acessibilidade no SAEB: diálogos, orientações e práticas”. A ação tem como objetivo garantir acesso aos alunos com deficiência às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025 que acontecerão de 20 a 31 deste mês.
A formação visa ampliar as informações sobre os serviços de acessibilidade na avaliação do SAEB, assegurando condições equitativas de participação para estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além da presença dos aplicadores externos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as unidades da Rede Municipal de Ensino contam com o empenho de estagiários e auxiliares do Programa Incluir que atuam como ledores, transcritores, Intérpretes de Libras e professores do Atendimento Educacional Especializado.

A participação dos profissionais de apoio na aplicação das provas do SAEB, visam garantir que cada estudante tenha assegurado o direito de participar plenamente da avaliação e de demonstrar suas aprendizagens em igualdade de condições. Essa iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão, a equidade e o respeito à diversidade em nossas escolas.

Segundo a coordenadora de Avaliação e Formação Continuada, Joralice Cristina de Morais, o município vem investindo no processo de inclusão para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. “A SME tem toda uma preocupação em preparar os alunos para a prova SAEB e para os alunos com deficiência nós temos os profissionais de apoio que são responsáveis por auxiliar esses alunos durante a avaliação. Os alunos que precisam desse suporte fazem a prova em uma sala reservada onde contam com os auxiliares que funcionam como ledores e transcritores, então hoje esse pessoal está em formação para ter a base e saber conduzir esse processo”, explicou Joralice. A formação está acontecendo nas dependênciase da Uninassau/Mossoró sendo ministradas pelas professoras Aparecida Dias e Claudia Glauciane.
