quarta-feira - 29/09/2021

Aula prática ensina a produtores rurais a enxertia e poda de cajueiro

Por: Edinaldo Moreno

A terceira aula do curso de poda e enxertia, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, em uma área de 15 hectares no Projeto Assentamento Favela, zona rural de Mossoró.

A aula prática contou com a participação de 13 produtores rurais que cultivam o cajueiro e agrônomos da pasta municipal. Educador do SENAR, Aderson Soares de Araújo explicou que o momento contou com quatro práticas direcionadas aos agricultores.

“A aula prática de hoje aqui no Assentamento Favela teve quatro parcelas. Fizemos a coleta do solo para análise em laboratório, demonstração de poda e rebaixamento e poda de formação, coleta de garfos para enxertar as mudas de pé franco e demonstramos também o combate à mosca branca através de produtos alternativos”, disse o instrutor que contou como é o trabalho com os produtos alternativos.

“A gente não quer trabalhar aqui com veneno, com agrotóxico. A gente trabalha com produto alternativo. A gente vai usar aqui óleo de algodão e detergente neutro e água. Isso é um produto alternativo que utilizamos para combater não só a mosca branca, mas também outras pragas do cajueiro”.

A enxertia é o processo de juntar partes de plantas para formar uma planta só. É um procedimento muito comum na agricultura e ocorre, principalmente, para otimizar o uso da planta e melhorar a qualidade de seus frutos.

A enxertia é uma prática simples, mas precisa de uma dedicação para que o agricultor ou técnico, a pessoa que cultiva o viveiro possa fazer. Temos algumas formas de fazer a enxertia. A gente pode fazer por borbulia para o cajueiro e pode fazer por garfagem, que corta o material genético da planta e introduz numa muda na qual vai ser colocado no pote enxerto”, explicou o gerente executivo da Secretaria de Agricultura, Raniere Barbosa. Ele destaca ainda que a vantagem que o agricultor terá com o processo é ter uma muda ou planta com aspecto genético desejado.

Eudes Xavier de Lima foi um dos participantes do curso. Ele destacou a importância de conhecer e aplicar a técnica. “É muito importante para a gente porque temos um pouco da teoria e nesse curso aprimoramos o nosso conhecimento a respeito da técnica. Desse curso a gente leva um aprendizado muito grande. É de muita importância para o agricultor. O que aprendemos vamos levar para o nosso dia a dia de produtor”, disse o produtor da comunidade de Paulo Freire.

O agricultor Paulo Silvano de Moura destacou, além do curso destinado aos produtores de caju, as ações realizadas pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura,

“É muito importante essa aula prática para a gente que é pequeno produtor. Com esse curso o agricultor estará no caminho certo para não fazer o procedimento errado. A gente tem a prática, mas não tínhamos a teoria, o conhecimento técnico. É de grande importância essas ações da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura. Antes nós tínhamos uma necessidade muito grande. Graças a Deus, a nova gestão tem se voltado para a zona rural, tem desenvolvido um trabalho excelente, dando assistência ao homem do campo, trazendo zootecnistas, veterinários, além de visitas e recuperação de estradas”.