quarta-feira - 09/07/2025

Atuação dos auxiliares do Programa Incluir garante tranquilidade às mães atípicas

Na Escola Municipal Cunha da Mota há 44 alunos com laudo e havia uma grande necessidade da presença dos auxiliares em sala de aula

Por: Sayonara Amorim

Wilson Moreno (Secom\PMM) Wilson Moreno (Secom\PMM)

“Para mim está sendo um momento de muita felicidade. Eu esperava por isso há meses, eu e muitas outras mães atípicas esperávamos muito por esse momento de ter um auxiliar para acompanhar nossos filhos na sala de aula”. A declaração é de Rute Sara, mãe de Enzo Gabriel que estuda na Escola Municipal Monsenhor Mota, se referindo a chegada dos auxiliares de sala do Programa Incluir que iniciaram o trabalho nesta segunda-feira, (07).

Criado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Programa Incluir foi criado com o objetivo de promover a inclusão nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Esse sentimento de segurança revelado por Rute Sara é compartilhado por muitas mães de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com deficiências que desde a última segunda-feira estão contando com o trabalho dos auxiliares formados pelo Programa Incluir. 

Denise Aparecida da Silva, que tem um filho com TEA, que estuda na Escola Monsenhor Mota, fala da importância da chegada dos auxiliares nas escolas. “Esse programa é muito importante porque o meu filho tem 10 anos e eu sempre percebi que ele precisava de um auxiliar em sala, principalmente para auxiliá-lo ele nas tarefas. Fiquei muito feliz quando voltei das férias que vi os auxiliares na sala de aula”, destacou Denise.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Monsenhor Mota, Jailma Soares, a escola tinha uma grande necessidade de auxiliares. “Aqui na escola nós temos 44 alunos com laudo e a gente sentia essa dificuldade de trabalhar por falta desse auxiliar. Hoje, graças a Deus, está tudo tranquilo, maravilha e o nosso foco é trabalhar com os auxiliares o pedagógico para que esses alunos se desenvolvam na sua aprendizagem”, reforçou Jailma.

PRIMEIRA SEMANA

Os auxiliares do Programa Incluir revelam que esta primeira semana de trabalho tem sido de muita experiência e confirmação da importância do trabalho deles na sala de aula. “Pra mim está sendo muito importante esse primeiro momento com o fundamental, eu fui muito bem recebida pela turma e me sinto como uma ferramenta muito importante para a educação e formação dessas crianças”, declarou Geslânia Diana Fernandes Bezerra.

Para Adriene Cavalcante, também auxiliar do Programa Incluir, poder contribuir para o desenvolvimento das crianças com deficiência está sendo para ela uma experiência muito enriquecedora. “Atuar no Programa Incluir está muito construtivo para mim, todo dia aprendemos mais um pouco. Somos a pessoa que está orientando, acolhendo e ajudando a criança nas suas atividades em sala de aula para que ela possa realizar suas atividades. Eu me sinto uma pessoa com a capacidade de promover a comunicação para uma criança para que ela possa se desenvolver e ser independente”, relatou Adriene.

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