sábado - 21/01/2023

Atividades de jiu-jítsu e karatê são retomadas no Ginásio Pedro Ciarlini

Por: Maricelio Almeida

Com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), foram retomadas neste sábado (21) as atividades de jiu-jítsu e karatê ofertadas gratuitamente no Ginásio Pedro Ciarlini, atendendo crianças e adolescentes de seis a 18 anos. O reinício dos projetos, após o período de recesso de fim de ano, contou com um bom público.

Na modalidade jiu-jítsu, as aulas serão realizadas sempre aos sábados, às 9h, através do projeto "Kyou", idealizado pela Igreja de Cristo no Brasil e executado em parceria com a Semej. Neste primeiro dia de atividade do ano, os alunos foram recepcionados pela secretária municipal de Esporte e Juventude, Larissa Maciel.

“São atividades que movimentam o nosso Ginásio Pedro Ciarlini, apresentam a iniciação esportiva a crianças e jovens e ainda reforçam a importância de apoiar os projetos sociais da nossa cidade. A Prefeitura de Mossoró quer proporcionar mais esporte para nossa juventude, por isso seguimos trabalhando para em breve apresentar novas modalidades à disposição da população”, pontuou a secretária.

À tarde, foi a vez dos alunos da modalidade karatê retornarem ao tatame, através do projeto “Karatê para Todos”, que atende crianças e jovens do município na faixa etária dos 10 aos 18 anos e é coordenado pelos professores (sensei) Wilson Ribeiro e Hércules Queiroz.

“Eu surgi de um projeto, consegui evoluir, crescer no karatê e quando fui convidado para desenvolver esse projeto fiquei muito feliz. Para essas crianças, vai ser algo bem importante, porque elas vão estar vivenciando coisas diferentes do seu dia a dia. Dificilmente em outros ambientes elas teriam o convívio com a arte marcial, contribuindo para sua formação, para a construção do caráter como cidadão de bem”, frisou o professor Wilson Ribeiro.

A adolescente Marcelle Furtado, de 14 anos, integra o projeto e comenta o que o karatê apresenta de benefícios para a sua vida. “Eu gosto muito de esportes e eu tinha parado de fazer karatê quando eu era menor, e quando vi a oportunidade de voltar a fazer eu disse: eu quero. É um esporte muito legal. Eu melhorei muitas habilidades, concentração, também memorização, e fiz amigos”, disse.

Mãe do aluno Pietro Miguel, de 12 anos, a professora Robéria Medeiros acompanhou o filho na primeira aula dele no projeto. “Eu acho muito importante a criança fazer esporte desde cedo, e ele desde sempre fez natação e descobriu no karatê uma paixão na antiga escola que estudava. Vi que tinha esse projeto, gratuito, achei muito bom, porque dá essa oportunidade para as crianças participarem. Ele ficou muito feliz”, destacou.

As inscrições para os dois projetos, "Kyou" e "Karatê para Todos", estão abertas e acontecem no próprio Ginásio Pedro Ciarlini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações pelo número (84) 9 9655-8389.

Projeto "Kyou", de jiu-jítsu

- Aulas: sábados

- Local: Ginásio Pedro Ciarlini

- Horários: 9h