segunda-feira - 27/10/2025

Artesãos mossoroenses participaram de oficina ofertada pela Prefeitura em parceria com o Sebrae

Prefeitura de Mossoró e Sebrae RN realizam oficina voltada aos artesãos para os capacitarem a gerirem o próprio negócio.

Por: Solange Santos

Fotos enviadas Fotos enviadas

Visando capacitar os artesãos do município para gerirem o próprio negócio de forma mais estratégia e inovadora, a Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), realizou no último sábado (25), uma oficina totalmente gratuita na Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro).

A oficina ensinou aos participantes a utilizarem a ferramenta "Sabido", uma plataforma de gestão de inovação desenhada para apoiar o empreendedor na tomada de decisões estratégicas sobre o futuro do seu negócio, além de desmistificar a ideia de que "inovação" é apenas para grandes empresas de tecnologia.

“Acreditamos que a inovação deve ser acessível a todos. Através desta oficina prática, capacitamos os artesãos a utilizar ferramentas estratégicas que são a base de grandes players do mercado. O foco principal da 'Sabido' é simplificar a gestão e qualificar a tomada de decisão do pequeno negócio, o que gera maior competitividade. Além disso, a plataforma representa um marco na inclusão digital, pois é o primeiro contato de muitos desses artesãos com a Inteligência Artificial, acelerando assim sua transformação digital”, declara Evillin Santana, gerente de Inovação da Prefeitura.

A inovação participou neste contexto como uma ferramenta e metodologia para pensar o futuro. Já o turismo reforçou a perspectiva de visão de mercado, reconhecendo o artesanato como um pilar da experiência turística. 

“A participação dos artesãos na oficina do Sebrae foi totalmente viável por entender as suas necessidades do cotidiano, os mesmo não somente relataram positivamente suas participações como também foi solicitado uma continuidade dessas orientações e serviços destinados a eles, por esses e outros relatos entendemos que devemos construir novas parcerias em diversos setores para qualificar cada vez mais os nossos artesãos e prepará-los para o marcado de trabalho que se encontra competitivo e dinâmico”, enfatizou Márcio Takagi, gerente de Turismo do município. 

Anterior Próximo