quarta-feira - 19/06/2024

Artesãos comemoram vendas no “Mossoró Cidade Junina”

A festa permite maior exposição e renda adicional no fim do mês

Por: Fátima Dantas

Foto: Walmir Alves Foto: Walmir Alves

No “Mossoró Cidade Junina”, o artesanato se faz presente no Polo Cidadela, reunindo artesãos com peças exclusivas que resgatam a história e origem da cultura nordestina. A Prefeitura de Mossoró garante espaço, dentro do São João mais cultural do mundo, para o artesão mossoroense ter a oportunidade de fazer a exposição e a venda da sua arte, oportunizando uma renda extra no final do mês.

Os artistas locais demonstram o orgulho e a tradição da terra mediante peças que refletem a identidade única de Mossoró. Visitantes têm a oportunidade de adquirir peças exclusivas diretamente dos criadores, tornando cada aquisição não apenas um ato de apreciação artística, mas também um apoio direto aos artesãos e suas comunidades.

Fernanda Fernandes é artesã há 40 anos e agradece à Prefeitura Municipal de Mossoró pelo espaço cedido para trabalhar e poder mostrar a sua arte. “O evento está ótimo, graças a Deus!. A procura está boa, gostaria de lembrar que é através da minha arte que consegui formar a minha filha em Direito. Hoje ela é a doutora Priscila Verena Caetano de Lima. É uma honra, muito grande, saber que através da arte, através do meu trabalho, com as minhas mãos me mantenho com essa arte até hoje”, externou.

Fernanda Fernandes

“Faz mais de 10 anos que eu participo do evento, sou de Mossoró e os visitantes gostam bastante de pegar o nosso contato para depois fazer encomendas, pois a maioria deles é turista, espero que as vendas cresçam bem mais”, falou a artesã Nazaré Medeiros.

Nazaré Medeiros

Tibério Félix veio de bicicleta direto do estado do Paraná: “Viemos do Ceará, entramos em Tibau-RN e chegamos a Mossoró para participar pela primeira vez do 'Mossoró Cidade Junina'. Faz um mês que chegamos a cidade eu e a minha companheira, aproveitando para conhecer o trabalho dos artesãos locais e está sendo bem interessante. Nosso trabalho é todo manual, com materiais que encontramos em cada região, como Amazônia, a região aqui do Nordeste, do Sul e de vários lugares, levando de um lugar para outro, mostrando a nossa cultura e com uma experiência ótima, melhor do que eu esperava”, disse.

Tibério Félix

O artesão Nádio Batista participa há dez anos do evento, sendo que todos os anos com uma arte diferente. “Este ano estou representando a borracha, tudo reciclado de pneus para mostrar aqui no 'Mossoró Cidade Junina'. Ano passado trabalhamos com a madeira, já estou pensando o que trarei para o próximo ano. Estou satisfeito, minhas peças são grandes, porém o que faço mais é passar meu contato e então eles me encomendam e pegam na minha casa”, disse.

Nádio Batista

Estão visitando o artesanato pela primeira vez, vindos da cidade de Areia Branca-RN, Antônia Lúcia e José Wilton. “Para mim é novidade esse espaço de artesanato, ainda não havia visto e também visitado, estou achando maravilhoso, muito bonito, com várias opções. Já estou adquirindo um par de brincos”, relatou.

Antônia Lúcia e José Wilton

“Estou aqui com a minha tia, que teve a ideia de me convidar para participar do evento, estamos todas as noites. Este é o meu primeiro ano, acho bem legal e as vendas estão ótimas”, falou Lívia Ruane.