segunda-feira - 11/12/2023

Artes Marciais têm seu primeiro festival realizado pela Prefeitura; evento entrará no calendário oficial

Por: Fábio Oliveira

O Ginásio Pedro Ciarlini foi palco neste domingo (10) de mais um evento de valorização ao esporte local, promovido pela Prefeitura de Mossoró. O 1º Festival de Artes Marciais (FAM) levou atletas, mestres e familiares para uma tarde de exibição do talento daqueles que trabalham modalidades de luta e defesa pessoal no município. Com o sucesso da primeira edição, o FAM tem promessa de entrar no calendário oficial da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ).

Ao todo, 12 instituições se inscreveram no FAM. Mais de cem atletas estiveram representando instituições mossoroenses que atuam nas modalidades de Capoeira, Karatê, Karatê-Do Tradicional, Krav Maga e Kung Fu.

Sem caráter competitivo, mas de exibição, o festival premiou todas as instituições participantes com certificado, enquanto os atletas e mestres receberam medalhas.

“Esse primeiro festival é apenas a primeira semente que a gente propõe em relação ao nosso calendário esportivo, ao fomento das artes marciais no município. Então é mais um reconhecimento do que essas pessoas já fazem pelo nosso município, as comunidades, os bairros, as atuações nos projetos sociais, principalmente. Muita emoção e fica a sensação do dever cumprido e que a gente deve agora inserir completamente esse compromisso de fixar no calendário do nosso ginásio, no calendário da Secretaria de Esporte, da Prefeitura de Mossoró, o Festival de Artes Marciais”, pronunciou a secretária de Esporte, Larissa Maciel.

Larissa Maciel, secretária de Esporte

Os primeiros atletas a pisarem a quadra para apresentação ao público, levaram a dança, a música e movimentos da capoeira, uma expressão cultural brasileira que remonta os tempos da colonização. Envolvendo crianças, jovens e adultos, o esporte também tem servido de inclusão social, sendo levado a escolas, associações e crescido ao se espalhar pela cidade.

“Fico muito feliz mesmo que a Prefeitura, em convênio com as artes marciais de Mossoró, está mostrando o crescimento e desenvolvimento a qualidade da parte de educação que essas artes vêm realizando na cidade. E a capoeira não é diferente. Estamos em todos os bairros de Mossoró. São de 12 a 15 grupos de capoeira no município, levando arte, dança e a luta. Estamos formando cidadãos. E esse encontro é muito importante, também para divulgar tudo isso”, declarou o instrutor Dalcinho, do Grupo de Capoeira Camangula, uma das escolas que se apresentaram no evento.

Instrutor Dalcinho, Grupo de Capoeira Camangula

O kung fu foi outra arte apresentada que prendeu a atenção do público. As duas escolas existentes na cidade, estiveram representadas, no caso a Academia Internacional Chiu Chi Ling, do Sifu Heriberto Ferreira, que atua com a modalidade há 34 anos, e a Liga Garra de Águia, tendo a frente o mestre Gildo Bento, que ensina a milenar arte chinesa já faz uma década.

“O kung fu trabalha a saúde, a disposição, o fortalecimento da mente e do corpo. Nós estamos aqui para divulgar um pouco mais a cultura chinesa aqui em Mossoró. A Prefeitura está de parabéns. Muito bom esse encontro, mostrando a variedade de artes marciais. Tá muito bonito de se ver”, declarou o Sifu, Heriberto Ferreira.

Heriberto Ferreira, Sifu da Escola Internacional Chiu Chi Ling.

“Essa é uma oportunidade de a gente divulgar um pouco mais o nosso trabalho. O esporte é um grande aliado da educação, da segurança, ajuda aos alunos a serem mais disciplinados. Nós trabalhamos não só a parte física, mas também a parte mental. Eventos como este ajudam a levar a mensagem mais longe, a trazer os jovens para o esporte”, pontuou Gildo Bento.

Gildo Bento, mestre de kung fu da Liga Garra de Águia de Mossoró

Outra arte marcial que levou um grande número de praticantes e que possui projetos sociais no próprio ginásio Pedro Ciarlini e nos bairros de Mossoró, foi o karatê. Representada tanto no estilo olímpico quanto tradicional, a modalidade levou a quadra campeões estaduais, brasileiros, pan-americanos, entre outros níveis de conquista. Entre os senseis presentes, estavam os faixas preta Wilson Ribeiro e Dandara Chystian, do Instituto Wilson Ribeiro e da Assocat, respectivamente.

“É muito gratificante poder mostrar um pouco do nosso trabalho. Só tenho a agradecer pois proporciona que as crianças possam se apresentar para os pais. Muitos pais não tem o privilégio de nos acompanhar nas competições, então quando vivenciam um momento como este, ficam muito satisfeitos por verem as crianças evoluindo. Então, é um momento importante, não só para mim como professor, como representante do instituto, mas para as crianças e os pais que estão aqui. Assim, sou muito grato ao apoio da Prefeitura”, ressaltou o sensei Wilson Ribeiro.

Sensei Wilson Ribeiro

“Pra mim é uma honra representar um esporte milenar. A gente trabalha o karatê-do tradicional. Tenho muita honra de ser aluna e discipula do sensei Wanderley e ser fruto um pouquinho desse projeto voluntário que muda a vida das pessoas. O que a gente precisa na sociedade é de pessoas que queiram trabalhar com amor e dedicação para essas crianças que são carentes. Carente de afeto e atenção, também”, declarou a sensei Dandara Crystian, da Assocat.

Senseis Wanderley da Silva e Dandara Crystian, da Assocat

A academia Kiay Karatê, com atuação em projetos sociais no bairro Santo Antônio, também esteve representada, mostrando o talento de alunos de várias faixas etárias, revelando o alcance e interesse da comunidade pelo esporte.

"Esse evento foi muito bom. Foi uma porta que se abriu para as artes marciais. Foi uma oportunidade e se Deus quiser vai expandir mais ainda", declarou o Sensei Vanvan, da Kiay Karatê.

Sensei Vanvan, da Kiay Karatê

O krav maga esteve representado pela academia Bukan