sexta-feira - 02/06/2023

Aproximadamente cinco mil bovinos são imunizados durante campanha contra a febre aftosa

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró finalizou nesta quinta-feira (1º) o calendário de vacinação da campanha contra a febre aftosa. As equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) imunizaram 4.966 bovinos, superando a meta estabelecida que era de 4,5 mil.

Nesta etapa todos os animais precisavam ser vacinados. O secretário municipal de Agricultura, Faviano Moreira, destacou que o trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró no período beneficiou mais de 400 agricultores familiares aptos a terem seus animais vacinados.

“A campanha de vacinação contra a febre aftosa executada pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, realizou a vacinação em mais de 4.900 animais de mais de 100 comunidades, beneficiando mais de 450 pequenos criadores de bovinos no município”, disse o titular da Seadru.

Faviano Moreira lembra aos produtores rurais inseridos no programa, que ainda não vacinaram seu rebanho, que procurem a Secretaria de Agricultura para que sejam orientados a proceder após o término da campanha de imunização.

“Aqueles produtores que ainda não vacinaram seu rebanho e que se encaixam nos critérios de atendimento do programa, ou seja, tem menos de 25 cabeças e ser considerado familiar e estar com cadastro em dia junto ao Idiarn, podem procurar a Secretaria de Agricultura durante todo o mês de junho para que a gente possa fazer o planejamento e as devidas orientações”, finalizou.

O Rio Grande do Norte não registra um caso da doença há quase 10 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).